Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ganham o Centro Cultural Incanto

Localizado no bairro Santa Quitéria, o centro cultural será um espaço de arte, esportes e educação tecnológica

Viva uma vida que muda vidas. Por meio desse propósito, o Instituto Incanto inaugura nesta sexta-feira (30/07) o Centro Cultural Incanto, no bairro Santa Quitéria. Com cerca de 330 metros quadrados, o espaço será um centro artístico e cultural para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“A nossa missão é encantar e transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas comunidades por meio da Cultura e da Arte, como ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O nosso objetivo é formar jovens para saírem daqui com visão de futuro, por isso pensamos na arte como um todo, como um preparatório para a vida”, afirma Camila Casagrande, fundadora e CEO do Instituto Incanto.
Para quem desejar conhecer o espaço e o trabalho que será feito, a partir das 18h30 acontecerá uma live de inauguração pelo canal do YouTube Instituto Incanto.
O centro cultural possui quatro salas e uma equipe voluntária de 23 professores, que permitirá atender gratuitamente a 200 crianças e adolescentes por mês. As atividades artísticas e pedagógicas acontecerão de segunda a sábado. Além das salas de atividades e salão principal, há também refeitório, banheiros e sala da equipe administrativa  que trabalharão em tempo integral no espaço.

Cultura, educação, esportes e tecnologia

Um dos propósitos do Centro Cultural Incanto é utilizar a cultura e a arte como ferramenta para desenvolvimento social e, por isso, o programa inclui diversas atividades, como esportes – com o Muay Thay e o Futebol – e cultura e música – com dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia, aulas de canto, percussão, violão e instrumentos de Corda e Sopro.
Para acompanhar as novas tecnologias, o programa do novo espaço ainda terá o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação, além do inglês, essencial para a área. Um dos diferenciais do programa são as atividades pedagógicas que incluem temas como diversidade, direitos humanos, empoderamento e autoconhecimento, violência, ecologia e respeito ao meio ambiente.

Espaço terá aulas de artes, esportes, robótica, inglês e outras atividades pedagógicas. Foto: Divulgação

“O nosso objetivo é ampliar a visão de mundo e também gerar artistas no futuro, mostrando que nossas crianças e adolescentes podem ser sim quem elas quiserem na vida. Nosso objetivo é atender cerca de 2.200 crianças, jovens e adultos até o final de 2022, por meio do Centro Cultural, do projeto Caçajeito e da frente de expansão com as aulas descentralizadas. Vamos transformar o mundo, uma vida por vez”, complementa Camila Casagrande.
O Instituto Incanto também fez uma parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Santos Andrade para a realização de cursos de qualificação profissional de desenvolvimento comunitário para jovens e adultos por meio do projeto Caçajeito. Até 2022, a ONG pretende iniciar as Cias. de Dança e Teatro com adolescentes que participam da ONG e dar início a sua própria orquestra.

VEJA TAMBÉM: Abertas as inscrições para oficinas do 2º semestre do Centro Juvenil de Artes Plásticas 

Atualmente, o instituto conta com cerca de 120 voluntários ativos e atende 510 crianças e adolescentes por meio de 17 ONGs parceiras distribuídas em 11 comunidades diferentes em Curitiba e Região Metropolitana.
Quem tiver interesse ser voluntário nos projetos do Instituto Incanto, fazer doações ou se inscrever de forma gratuita nas atividades esportivas, culturais ou de educação, pode entrar em contato pelo e-mail contato@institutoincanto.org.br ou pelo telefone (41) 3078-1358. Mais informações, acesse .
O Centro Cultural Incanto está localizado na Rua Professor Ulisses Vieira, 2934 – Santa Quitéria. Mais informações pelo site www.institutoincanto.org.br.

União entre estados

O novo centro cultural é é a primeira unidade acelerada pela rede Gerando Falcões na capital paranaense, desenvolvido pelo Instituto Incanto, que atua desde 2017 buscando professores de arte e cultura disponíveis para atuar em ONGs parceiras de Curitiba e região metropolitana
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social de São Paulo que possui uma rede de ONGs com o objetivo de criar pontes entre a periferia e o centro por meio da cultura, esporte, capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.