Confira a programação das últimas oficinas do Festival de Culturas Tradicionais

Festival terá oficinas com temas das culturas indígena, africana e asiática, entre outras

Vivências com as culturas de várias partes do mundo ganham destaque no Festival de Culturas Tradicionais, que chega a sua reta final. A programação, toda on-line e gratuita, segue até o dia 28 de fevereiro com oficinas de origami, jogos de tabuleiro das culturas indígena e africana, bordado, entre outras. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
Nesta quinta-feira (11/02), acontece a oficina “Como Fazer uma Coroa para Desfilar e Arrasar!”, das 20h às 20h30. Nello Romanov, apaixonado por Carnaval, ensinará a produzir uma coroa de flores e fitas ideal para desfiles e festas populares.
A programação retorna na próxima semana (18/02) com a oficina de “Jogos de Tabuleiro Indígena e Africano”, a partir das 20h, ministrada pelo artista, educador e inventor Marcelo Weber. Ele apresentará o Jogo da Onça, típico de tradições indígenas brasileiras, e também o Aualê: Jogo de Mancala, da cultura africana.

Uma das oficinas ensinará a fazer dois tipos de origamis. Foto: Divulgação

As famosas dobraduras orientais serão apresentadas na oficina “Origami: como fazer Kusudama e Tsuru”, com a professora Yurie Handa na terça (23/02), a partir das 20h. O Tsuru é um dos mais tradicionais origamis no Japão, que representa sorte, saúde e felicidade. Já o Kusudama é uma dobradura modular que, além de simbolizar a cura, serve como peça decorativa.
Já na quinta (25/02), será a vez do público aprender “Como fazer um miniestandarte para festas”, também a partir das 20h. O ministrante Vinícius de Azevedo ensinará a produzir esse símbolo das festas populares. O trabalho ainda ajuda a desenvolver habilidades como coordenação e criatividade.

VEJA TAMBÉM: Prorrogadas inscrições para palestras gratuitas de formação teatral da Ave Lola

No penúltimo dia do festival, sábado (27/2), será apresentada a aula “Aprenda a Fazer Pontos de Bordado Livre”. A partir das 20h, o professor Vinícius de Azevedo detalhará os pontos de bordado livre e dará sugestões de como aprimorar as técnicas.
Encerrando a programação no domingo (28/02), às 20h, o músico e professor Nélio Spréa apresentará cantigas e parlendas do folclore brasileiro e sugestões de brincadeiras com esses temas para pais e professores brincarem junto com a criançada.
Todos os vídeos do festival, que iniciou no dia 26 de janeiro e também teve apresentações artísticas, ficam disponíveis no canal do YouTube de Lia Marchi, onde o público também encontra diversos conteúdos sobre cultura popular, desde documentários até dicas e brincadeiras.
O Festival de Culturas Tradicionais é organizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação e tem Lia Marchi como curadora e LM Stein como produtor, dupla que há 20 anos registra diferentes culturas do Brasil e de Portugal.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.