Que tal presentear com livros ao invés de brinquedos? Se bem escolhido, o livro pode agradar tanto quanto o brinquedo e ensinar muito mais
Por Irma Bicalho
Na hora de comprar um presente para as crianças, geralmente a primeira ideia é um brinquedo. Um brinquedo novo é realmente motivo de muita alegria, mas a questão é: livro também é brinquedo? Livros divertem, estimulam a imaginação, ensinam sobre um universo de assuntos diferentes. Até aqui podemos dizer que, se não é um brinquedo, o livro pode ser considerado uma boa opção para substituí-lo. Com vantagens, se pensar bem, pois o livro aproxima a criança da linguagem, da leitura e da escrita.
Se você se interessou pela ideia de presentear uma criança com um livro ao invés de um brinquedo, mas ainda se sente inseguro na hora de escolher o exemplar para a idade da criança, darei algumas dicas que poderão orientá-lo. Mas, vale salientar que tudo vai depender da situação. Por exemplo, se você vai ler para seu filho, pode escolher uma história que seja comovente para os dois, assim, não importa se o texto é um pouco mais complexo para a idade dele, pois haverá uma interação entre vocês. Outro exemplo: a criança tem cinco anos, mas adora insetos. Então, é bem provável que o livro que ela vai se apaixonar fale sobre esse assunto. O interesse da criança, se sobrepõe à capacidade de leitura.
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Via de regra, para escolher um livro ideal, é preciso levar em consideração a fase de desenvolvimento, o que chama mais a atenção e quais as habilidades que a criança está desenvolvendo no momento.
Crianças de 0 a 2 anos
É a fase de explorar os sentidos. Estão aprendendo a formar significado para as palavras. Escolha livros com cores vibrantes e com ilustrações simples, que ajudam a focar a visão que ainda está se desenvolvendo. Texturas diferentes e volumes, como livros de tecido, almofadados, estimulam o tato. Botões com músicas e sons são bem-vindos, mas basta um barulhinho de plástico amassado para chamar a atenção desses leitores iniciantes. Textos simples com repetições e ritmos ajudam a memorizar as palavras.
Crianças de 3 a 5 anos
É a fase da aquisição da linguagem que se inicia por volta do primeiro ano e vai até a etapa escrita, por volta dos cinco anos de idade. Nesta fase inicia-se a identificação das letras, que será concluída por volta dos oito anos. Temas sobre valores, cotidiano e moral que promovem a reflexão e o autoconhecimento. As crianças nesta fase fazem muitas perguntas e não sabem separar a fantasia da realidade, por isso podem ter medo de figuras assustadoras. Livros sobre a hora de dormir são ótimos para ajudar os pequenos a relaxar no final do dia.
Temas sobre amizade e diferenças são importantes para ensinar sobre outras culturas, sobre respeito e empatia.
A partir dos 4 anos, as crianças já sabem contar até 10 e começam a se familiarizar com letras. Nos livros sobre o ABC, a associação das letras com estímulos visuais ajuda o aprendizado. Procure livros escritos em letras grandes.
Crianças de 6 a 8 anos
A partir dos 6 anos, as crianças já leem sozinhas e tem maior capacidade de concentração. Agora elas começam a definir os seus gostos e preferências, questionando tudo e se interessando pela origem das coisas. Ganham espaço as histórias com começo, meio e fim, livros com capítulos que possam ser lidos em mais de um dia.
A interação com a escola também é interessante, com diferentes abordagens dos temas que elas estudam, como ciências, artes, etc.
Crianças 9 a 12 anos
Nesta fase os assuntos podem ser mais complexos. As crianças conseguem interpretar além das palavras e fazer reflexões. Os livros ajudam a incentivar o pensamento crítico, o conhecimento dos próprios sentimentos e até do corpo. Como já sabem diferenciar a realidade da imaginação, há grande interesse pela ficção científica e relatos históricos. Temas como separação, rejeição e decepção ajudam a enfrentar dificuldades da pré-adolescência. Na pré-adolescência as crianças se atraem por histórias com protagonistas da sua idade, que passam pela mesma fase de desenvolvimento que elas e assim provocam uma identificação maior.
Quando a criança participa da história
Alguns artifícios podem tornar o livro ainda mais interessante. Que tal inserir a criança na história? Foi o que Adelita Becker, escritora e dona da livraria infantil Leitura Genial, fez ao lançar o livro Dix, o dinossauro em Curitiba. “O nome é a primeira palavra que a criança aprende a ler e escrever. Por isso vê-lo inserido na história do livro chama bastante a atenção”, explica Adelita. Além disso o livro traz atividades para desenhar e colorir. Uma boa opção para crianças a partir dos 3 anos. O livro está à venda na Leitura Genial, que durante a pandemia virou uma livraria virtual. É só clicar aqui.
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