As inscrições vão até dia 30 de setembro. O concurso é destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos
O Centro Juvenil de Artes Plásticas, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, lança nesta quinta-feira (30/07), o 2º Concurso Paranaense de Desenho. Destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, o tema é “Lugares do Paraná”, com objetivo de incentivar os jovens a refletirem sobre a identidade e a geografia paranaense e expressá-las por meio da arte. A participação é gratuita.
Os 40 melhores desenhos irão compor uma exposição coletiva entre novembro e dezembro, virtualmente ou em local a ser definido, conforme os desdobramentos da pandemia. Os três melhores de cada categoria recebem uma premiação especial: um aparelho de videogame para os primeiros colocados de cada categoria e kits de material artístico para os segundos e terceiros colocados.
Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 30 de setembro. É necessário que o jovem esteja matriculado em uma escola pública ou particular. A inscrição deve ser feita por um responsável pelo estudante (familiar) ou por meio da escola em que está matriculado.
O desenho precisa ser digitalizado e enviado junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail educativocjap@seec.pr.gov.br. O regulamento, ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis AQUI.
“O Concurso de Desenho entra definitivamente para a história do nosso Centro Juvenil, que é a escola mais antiga de artes do país para crianças (desde 1956)”, disse o diretor Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, idealizador do concurso.
VEJA TAMBÉM: Sesc abre inscrições da 3ª edição do concurso de ilustrações Entre Lendas do Paraná
Segundo ele, no ano passado foram quase 600 desenhos recebidos de várias regiões do Paraná, o que surpreendeu a comissão organizadora. “Neste ano, esperamos que haja uma participação ainda maior. O ato da criação de um desenho por si só traz uma grande reflexão visual, lembrando que interpretar uma imagem também é tão importante quanto ler e escrever”, acrescentou.
Normas do concurso
São duas categorias: crianças de 8 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras.
É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ser copiada ou ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!