#CasaMuseuEmCasa: Nova programação tem atividades para crianças e muita música

Por meio da programação #CasaMuseuEmCasa, as crianças poderão aprender sobre arte e mitologia. Já quem gosta de música, pode curtir shows no canal do Youtube

casamuseuemcasa
Escultura Ashanti. Foto: Henrique Luz

Publicado em 15 de abril de 2020
Por Redação
A Casa-Museu Ema Klabin, localizada em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa. Em abril, pelas redes sociais do museu, o público poderá escutar boa música e a criançada vai aprender um pouco mais sobre arte e mitologia com jogos e atividades por meio de vídeos, áudios e textos  no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
Por exemplo, você sabe para que servia a escultura na foto acima? De qual país ela é originária, em qual época era usada? No Jogo da Cultura Material, as crianças, a partir de uma obra ou mobiliário da Coleção de Ema Klabin, vão tentar descobrir tudo sobre ela. O primeiro desafio já está nas redes sociais e é sobre uma obra de arte africana, a Escultura Ashanti que hoje está exposta no quarto de Ema Klabin. A partir do dia 15 de abril haverá novos desafios sobre mobiliário, cultura asiática, entre outros.
As crianças também saberão mais sobre os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes de peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Em abril, estarão disponíveis áudios da cultura africana – um conto proveniente da Cultura Ashanti, do país de Gana e também da cultura asiática – a história “Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”, muito conhecida em São Paulo, por meio do Festival de mesmo nome que acontece todos os anos no bairro da Liberdade.
Após ouvir os áudios, o público será convidado a fazer uma ilustração sobre a história e tirar uma foto que será compartilhada nas redes sociais da Casa-Museu. Basta marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail educativo@emaklabin.org.br. De acordo com a coordenadora do setor educativo, Cristiane Alves, o objetivo é que as crianças se interessem cada vez mais sobre arte, história e mitologia.
Outra atividade para os pequenos e também dos papais é A Obra em Casa. A proposta é apresentar uma obra da coleção de Ema Klabin que não está exposta no museu e pertence a reserva técnica, e convidar o público a refletir sobre ela, estimulando a percepção visual e a descoberta de novos significados. Para quem já quiser se preparar para a jornada, as obras da Casa-Museu Ema Klabin podem ser visitadas virtualmente no Google Arts & Culture ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu.
Ainda estarão disponibilizados no blog do site da Casa-Museu Ema Klabin vários textos do setor educativo e de cursos. A programação cultural da Casa-Museu Ema Klabin em 2020 tem como eixo o tema “Outras Narrativas” .

Música para alegrar os dias

casamuseuemcasa
Instrumentos como tambor e gunga ditam o ritmo da batucada de Josi Lopes em seu show no canal do Youtube. Foto Mariana Ser

Durante a quarentena, a Casa-Museu Ema Klabin realiza o programa Tardes Musicais no canal do Youtube. Todos os sábados, são disponibilizados vídeos de shows completos de bandas e músicos que já se apresentaram no programa. No mês de abril será possível curtir o  som de Josi Lopes (já disponível), do quarteto Tarabjazz (dia 18), Anette Camargo Trio (dia 25) e com o vídeo do show de estreia do álbum da cantora Ana Flor de Carvalho (02/05).
Ainda todas as terças e quintas-feiras do mês de abril, sempre às 17h, será apresentada uma música inédita do espetáculo Adoniran em Partitura, do Conjunto João Rubinato. Em formato de um programa de rádio à moda antiga, o conjuntoapresenta canções inéditas de Adoniran Barbosa, registradas no disco-livro Adoniran em Partitura. Além das tradicionais canções desse mestre da música, clássicos como Samba do Arnesto (dia 14/04), Chá de Cadeira (16/04), Duas Horas da Madrugada (21/04), Olhando para Lua (23/04), entre outras.