As contações de histórias inclusivas para crianças autistas acontecerão sempre no primeiro domingo de cada mês
Neste próximo domingo, 7 de abril, a Casa Encantada do Bosque Alemão terá contação de histórias inclusiva para crianças autistas às 11h. A atividade faz parte da programação especial do Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, realizada de 30 de março a 7 de abril, em Curitiba.
Denise Moraes, coordenadora da Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência, conta que a sessão foi planejada em conjunto com psicólogos, mães de crianças autistas e as professoras da rede municipal que se fantasiam de bruxas para contar as histórias na Casa Encantada. “Tudo foi preparado com muito cuidado, respeitando as características dessas crianças e pensando em proporcionar a elas o acesso a uma atividade cultural”, explica.
As histórias que serão contadas foram adaptadas, usando recursos como fantoches para tornar a contação mais concreta, já que as crianças autistas tem dificuldade em entender figuras de linguagem e metáforas.
Uma das recomendações é que as famílias de crianças autistas cheguem uma hora antes da contação e entrem no Bosque Alemão pela Rua Francisco Schaffer. “Chegar cedo é importante para que eles conheçam o ambiente. Cada um tem o seu tempo e é preciso respeitar”, afirma Fernada Primo, psicóloga da Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência.
As crianças só poderão permanecer na sala da contação de histórias acompanhadas de um responsável. “Caso eles se desorganizem, os pais podem sair do ambiente para acalmá-los e contar com o apoio de nossa equipe”, observa a psicóloga.
As contações de histórias para crianças autistas continuarão a ser realizadas no primeiro domingo de cada mês, às 15h. O Bosque Alemão fica na Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho. Mais informações pelo telefone (41) 3221-2262.