Carne de Onça: de Curitiba para o mundo

Tipicamente de Curitiba, a Carne de Onça está entre os 10 melhores pratos com carne crua do mundo.

Carne de onça - foto Gean Cavalheiro
Carne de onça – foto Gean Cavalheiro

Carne de Onça: Patrimônio Cultural de Curitiba

A carne de onça é um prato típico de Curitiba que se tornou conhecida não só na capital paranaense, mas também internacionalmente. Recentemente, ela foi eleita um dos dez melhores pratos com carne crua do mundo pelo Taste Atlas, uma plataforma internacional que mapeia artigos e críticas gastronômicas. A carne de onça ocupa a 10ª posição nessa prestigiosa lista, ao lado de iguarias renomadas como yukhoe, da Coreia do Sul (1º), carpaccio, da Itália (2º), mett ou hackepeter, da Alemanha (3º) e steak tartare, da França (4º). Esse reconhecimento internacional coloca a carne de onça no mapa culinário global.

A carne de onça é preparada com carne bovina crua, temperada com pimenta e sal, e servida com broa escura, cebola, cebolinha e azeite de oliva. Sua fama e visibilidade foram ampliadas graças à realização do Festival de Carne de Onça, que ocorre periodicamente desde 2014 e é organizado pela plataforma de gastronomia Curitiba Honesta.

Antes de 2013, a carne de onça era servida apenas em alguns bares de Curitiba, normalmente em um único dia da semana. No entanto, sua importância como petisco típico da cidade mudou drasticamente quando Sergio Medeiros e Nil Almeida, criadores da Curitiba Honesta, lançaram o Festival de Carne de Onça.

Logo no primeiro ano, o festival contou com a participação de 33 bares. Ao longo dos anos, foram vendidas cerca de 100 mil porções de carne de onça durante o evento, chegando até a faltar cebolinha verde na cidade devido à sua alta demanda. O próximo Festival de Carne de Onça está marcado para acontecer em setembro deste ano.

Em 2014 Medeiros iniciou a pesquisa sobre a origem da carne de onça e concluiu que, com essa receita, com esse nome, ela só existe em Curitiba. Em 2015 encaminhou a pesquisa para a Câmara Municipal de Curitiba, e, em 2016, a carne de onça se tornou patrimônio cultural imaterial de Curitiba ( Lei Municipal 14.928), mudando totalmente a importância do prato. “De fato a carne de onça é a única comida típica da capital paranaense”, explica Sérgio Medeiros.

Até agora, seis festivais de carne de onça já foram realizados pela Curitiba Honesta. Atualmente, a iguaria é servida em mais de 200 estabelecimentos da cidade.

Participe do Grupo de Whats do Curitiba de Graça!

Carne de onça foto de Gean Cavalheiro
Carne de onça foto de Gean Cavalheiro

Indicação Geográfica

O próximo passo para a divulgação da Carne de Onça está em andamento. Sergio Medeiros, Nil Almeida e mais alguns empresários da área de gastronomia receberam o apoio do Sebrae e estão preparando a documentação para dar entrada no INPI (Instituto de Propriedade Intelectual) para que a carne de onça de Curitiba se torne I.G. (indicação geográfica). Segundo Medeiros, a importância dessa iniciativa é gigante. “Assim com o champagne é hoje reconhecido mundialmente como um produto de procedência de uma determinada região da França, logo a carne de onça terá o mesmo status”, afirma ele.

Ranking

Os rankings do TasteAtlas, que avalia os melhores pratos e receitas típicas de diversos países, leva em conta críticas e avaliações feitas por usuários e profissionais do mundo inteiro, classificando os pratos com notas de 1 a 5. A carne de onça curitibana recebeu a nota 3.7.

Top 10 do Ranking Melhores Pratos de Carne Crua do Mundo

1 – Yukhoe (Coreia do Sul) – 4.5
2 – Carpaccio (Itália) – 4.4
3 – Mett ou hackepeter (Alemanha) – 4.4
4 – Steak tartare (França) – 4.3
5 – Çig köfte (Turquia) – 4.3
6 – Filet americain (Bélgica) – 4.2
7 – Carne salada (Itália) – 4.1
8 – Kibbeh nayyeh (Líbano) – 3.8
9 – Kitfo (Etiópia) – 3.8
10 – Carne de onça (Brasil) – 3.7