Carnavalesco da Mangueira conversa sobre figurinos e cenografia com os paranaenses

Encontro virtual com Leandro Vieira é promovido pelo Labortório Cultural do Sesc Paço da Liberdade

Na próxima terça-feira (22/06), o LAB (Labortório Cultural do Sesc Paço da Liberdade) traz o carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira, para uma conversa sobre “Processos criativos: Figurino e cenografia”. O encontro será às 18h, via plataforma Microsoft TEAMS. As inscrições devem ser feitas no site do Sesc Paraná e custam R$ 12 para trabalhadores do comércio e R$ 24 para o público geral.
Leandro Vieira é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e desde 2016 é carnavalesco da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde conquistou dois campeonatos: em 2016, com “Maria Bethânia – A menina dos olhos de Oyá”; em 2019, com “História pra ninar gente grande”.

VEJA TAMBÉM: Escolas de Samba de Curitiba: Origem, afirmação e contraste na história do Carnaval de 1946 a 1971

Em 2017, sua produção sobre a religiosidade popular foi documentada pelo IPHAN e posteriormente tornada exposição no Paço Imperial do Rio de Janeiro com o título “Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval”. No ano seguinte, em 2018, juntocom o artista Ernesto Neto, ocupou o Museu de Arte do Rio de Janeiro com a instalação “Carnaval: grito de quê?”.
A mediação da conversa será com o professor de Design e Ilustração do Departamento de Design da UTFPR e Desenhador de Rua, Prof. Dr. José Marconi, idealizador e coordenador do grupo “Croquis urbanos de Curitiba”.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.