Bonecos gigantes invadem o Portão Cultural em julho

A invasão terá exposição, oficinas de técnica de produção e rodas de conversa

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Bonecos gigantes irão ocupar o Portão Cultural neste mês de julho. A partir desta terça, 2 de julho, o espaço receberá uma série de atividades voltadas à produção e apresentação do teatro de bonecos. A programação tem opções para todas as idades, durante a semana e fins de semana.

A “invasão” terá várias oficinas gratuitas de técnicas produção, exposição, feira, rodas de conversas sobre a importância dos bonecos na economia, no turismo local e na educação.

As inscrições para as oficinas e palestras podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Todas as atividades fazem parte do projeto Bonecos Criativos, da Cia dos Ventos, aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura, da Prefeitura de Curitiba. A ocupação dos bonecos acontecerá no auditório Antônio Carlos Kraide.

“A proposta é mostrar tudo o que está relacionado a essa arte tradicional e ajudar a formar plateia para o teatro de boneco”, diz Tadica Veiga, diretora artística da Cia dos Ventos, companhia com 25 anos de experiência contínua com teatro de bonecos.

A capital paranaense, segundo Tadica, é o maior centro de companhias profissionais de teatro de bonecos do País, com mais de 25 grupos. Aqui também fica o mais antigo teatro de bonecos em atividade, o Teatro do Piá, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba.

O Portão Cultural fica na Avenida República Argentina, 3.430 – ao lado do Terminal do Portão. Confira a programação completa:

Oficinas
Oficina de confecção de bonecos gigantes em papelão (cardboard)
Técnica de confecção de bonecos gigantes com cardboard (papelão). Bonecos de 3 metros de altura. Com cabeça, corpo, mãos e pés e figurino confeccionados com papelão.
Datas: 2, 3, 9, 10, 23, 24 e 30 de julho
Horário: 19h as 21h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

Oficina de Máscaras
Quatro oficinas com técnicas diferentes de confecção de máscaras de papelão. Cada semana uma técnica diferente.
Datas: 2, 9, 23, 30 de julho
Horário: 16h às 18h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

Oficina de bonecos de papel
Técnicas de bonecos de luva, toy theater, manipulação direta e Kamishibai, tendo o papel e o papelão como matérias principais de confecção e suas possibilidades cênicas. Cada semana uma técnica.
Datas: 2, 9, 23, 30 de julho
Horário: 14h às 16h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

Oficina de teatro de sombras
Noções teóricas, confecção de recortes, manipulação e exploração cênica do corpo/sombra física. Oficina para iniciantes.
Datas: 3, 10, 24 de julho
Horário: 14h às 16h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

Oficina de manipulação de Bonecos
Técnicas de manipulação de bonecos de luva, vara, manipulação direta e marionete, construção da personagem e ação cênica do boneco.
Datas: 4, 11, 25 de julho
Horário: 14h às 16h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita

Palestras e mesas-redondas
A Economia do Boneco
Participação e contribuição da Arte do Boneco para o desenvolvimento da economia e como essas contribuições podem aumentar. Quais os caminhos que se poderá traçar como ações das políticas públicas e de ações coletivas.
Palestrante: Lucas Mattana
Data: 4 de julho
Horário: 19h
Inscrição gratuita

O Boneco na Educação
A Arte do Boneco é uma ferramenta didática e lúdica que pode servir como auxílio ao desenvolvimento da educação.
Palestrante: Renato Perré
Data: 11 de julho
Horário: 19h
Inscrição gratuita

O Boneco no Turismo
Curitiba é a capital brasileira que concentra o maior de companhias de Teatro de Bonecos. Esse encontro vai refletir sobre esse potencial criativo e turístico.
Palestrante: Aurora Girardi
Data: 25 de julho
Horário: 19h
Inscrição gratuita

Exposição de bonecos
Ficarão expostos 20 bonecos de variadas técnicas produzidos por bonequeiros de Curitiba e da Região Metropolitana.
Data: 2 a 30 de julho
Horário: de terça-feira à domingo, das 14h às 17h
Entrada gratuita

Working Process 
Com esse movimento, o projeto quer aproximar, principalmente estudantes de teatro à participarem do Working Process da montagem do espetáculo O Crime do Aguadeiro. Espetáculo adulto de Teatro de Bonecos. Nesse trabalho o grupo desenvolverá algumas das cenas do espetáculo.
Datas: 5, 12, 26 de julho
Horário: 19h as 21h
Idade mínima: 16 anos
Inscrição gratuita
20 vagas

Feira de Bonecos
O projeto Bonecos Criativos vai realizar uma Feira de Bonecos, com venda de produção de bonequeiros de Curitiba e Região Metropolitana.
A feira acontecerá aos sábados e domingos de julho, das 14h às 18h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Espetáculo teatral baseado em provocante texto chileno tem apresentação on-line gratuita

Projeto de companhia curitibana exibe "Dezembro", com texto do chileno Guillermo Calderón, e oferece oficinas gratuitas No dia 4 de...

Natal Solidário do LIDE Paraná arrecada alimentos para comunidades carentes

As doações de cestas básicas podem ser feitas até o dia 5 de dezembro Em 2020, o Natal Solidário do LIDE Paraná ganha nova roupagem, a...

Publicação inédita retrata a presença negra na Curitiba dos séculos 19 e 20

Desdobramentos sociais desde antes da Abolição da Escravatura são abordados na publicação Uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins marca o encerramento das...

Estreias na Amazon e Netflix, dicas do Disney+ e outras novidades dos mundos do cinema e música

Estreias na Netflix e na Amazon, dicas de filmes temáticos, sugestões da Disney+, indicados ao Grammy e outras novidades culturais desta semana Por Flávio Jayme DICA...

Cena Hum apresenta edição virtual da Mostra Multiartes

Essa é a maior mostra acadêmica de artes cênicas do Paraná No próximo sábado (28/11), inicia a 50ª. edição da Mostra Multiartes Cena Hum, maior...

Veja Também

close-link