Bienal de Curitiba promove palestra com a artista argentina Dolores Cáceres 

A artista foi responsável pela obra-instalação “Que Soy”, uma plantação de 10 mil sementes de soja no gramado do Museu Oscar Niemeyer

Foto: Divulgação

A artista Dolores Cáceres, também conhecida como Dolores de Argentina, retorna à Curitiba para uma palestra gratuita na Universidade Federal do Paraná e para realizar a performance de encerramento da obra-instalação “Que Soy”, uma plantação de 10 mil sementes de soja no gramado do Museu Oscar Niemeyer, que propõe uma reflexão acerca dos problemas gerados pelo agronegócio e pela monocultura, além de resgatar a história da soja ao longo dos séculos. A obra teve início em outubro de 2018, integrando a programação da Bienal de Curitiba 2018 | 25 Anos, e ao longo dos últimos meses, despertou a curiosidade de centenas de visitantes.

A palestra acontecerá nesta quinta-feira, 7 de março, no Campus de Artes da UFPR, às 10h. A artista abordará o tema Public Art, uma das vertentes artísticas mais fortes em sua trajetória. A Public Art é conceito artístico segundo o qual o artista se manifesta como ator e agente social, trabalhando com temas da realidade política e social que o cerca. Além do tema, Dolores Cáceres também falará sobre sua trajetória e sobre seus principais trabalhos.

Na sexta-feira, 8 de março, a partir das 9h da manhã, Dolores Cáceres realizará uma performance que encerra sua obra “Que Soy”, instalada no gramado do Museu Oscar Niemeyer. Ao longo do dia, Dolores fará a colheita das 10 mil sementes de soja que foram plantadas em outubro de 2018, e desde então têm crescido no gramado do MON – a obra “Que Soy” propõe uma reflexão acerca dos impactos ambientais e socioeconômicos do agronegócio e foi notícia em veículos nacionais e internacionais.

Os dois eventos têm entrada gratuita. O Campus de Artes da UFPR fica na Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel, e o Museu Oscar Niemeyer está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.