Bate-papos virtuais exploram aspectos do cinema de Pedro Almodóvar

Promovidos pelo Sesc Paranavaí, encontros comemoram o aniversário de 72 anos do cineasta espanhol

Um dos cineastas mais aclamados e bem sucedidos do cinema mundial contemporâneo, o espanhol Pedro Almodóvar, completa 72 anos em setembro. Para comemorar, o Sesc Paranavaí promove quatro bate-papos virtuais gratuitos para discutir aspectos da obra e carreira do diretor e roteirista. Os encontros acontecerão em todos os sábados de setembro, sempre das 15h às 18h, pela plataforma Microsoft Teams (confira os links de inscrição no final da matéria).

“Almodóvar hoje é um dos, se não o único, cineasta vivo que atravessou décadas e criou um cinema, uma estética genuinamente sua e que aos 71 anos de idade continua produzindo e lançando grandes obras cinematográficas”, afirma Edson Godinho, técnico de atividades do Sesc Paranavaí e artista visual que será o mediador dos bate-papos.

VEJA TAMBÉM: Festival ANIMATIBA exibe gratuitamente mais de 200 animações

A cultura kitsch, o excesso da cor vermelha, as personagens femininas fortes e com muita liberdade de expressão, os personagens masculinos que são diretores de cinema e as relações familiares, principalmente do papel da mãe, são alguns dos aspectos recorrentes na obra do cineasta espanhol e serão debatidos durante os encontros.

“Fica difícil em poucas palavras definir, narrar ou contar todo o processo artístico de Pedro Almodóvar. Porém, entretanto, sua estética influenciou e continua influenciado o mudo das artes, do cinema e da moda”, observa Edson Godinho.

Em sua carreira cinematográfica, Pedro Almodóvar já ganhou dois Oscars, dois Globos de Ouro, quatro BAFTA e quatro premiações em Cannes. Em 2021, em meio à pandemia, ele ainda lançou um novo filme, “Madres Paralelas”, que aborda justamente de um dos seus temas mais recorrentes, a maternidade. Inclusive, o espanhol foi um dos primeiros diretores de cinema a produzir durante a pandemia, em 2020, quando rodou o curta-metragem “A Voz Humana”, sua primeira produção cinematográfica falada em inglês, com Tilda Swinton como protagonista.

PROGRAMAÇÃO BATE-PAPO VIRTUAL CINE SESC: PEDRO ALMODÓVAR

4 DE SETEMBRO
A Movida Madrileña e Pedro Almodóvar
Horário: 15h às 18h
Inscrições gratuitas AQUI até três dias antes do encontro

11 DE SETEMBRO
O Cinema de Pedro Almodóvar – Parte 1
Horário: 15h às 18h
Inscrições gratuitas AQUI até três dias antes do encontro

18 DE SETEMBRO
O Cinema de Pedro Almodóvar – Parte 2
Horário: 15h às 18h
Inscrições gratuitas AQUI até três dias antes do encontro

25 DE SETEMBRO
O Cinema de Pedro Almodóvar – Parte 3
Horário: 15h às 18h
Inscrições gratuitas AQUI até três dias antes do encontro

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia

A Terceira edição do Vinil Fest acontece no Jipe Bar, terá mais de 8 mil discos de vinil à...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img