Apresentação da Ópera Carmen terá participação de 70 crianças do projeto MusicaR

O espetáculo será apresentado no Guairinha

Foto: Divulgação

A ópera Carmen, que provocou certo escândalo em sua primeira execução, em 1875, e se tornou popular com as árias Habanera e Toreador Song, será apresentada no Guairinha neste sábado e domingo, 26 e 27 de janeiro, às 17h, na 36ª Oficina de Música de Curitiba.

Com regência de Abel Rocha, o concerto terá a participação de 70 alunos do projeto de musicalização infantil MusicaR, da Prefeitura de Curitiba. Todos os participantes do coro são jovens profissionais que passaram por cursos de canto nesta Oficina e ensaiaram cerca de dez horas por dia durante uma semana.

“Como a proposta é atender um grande público, usamos recursos do teatro. O texto de um personagem é dividido para diversos alunos. O que queremos, no fim das contas, é oferecer esta oportunidade a eles”, diz o maestro.

Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), é dividida em quatro atos, e se tornou uma ópera atemporal porque trata de temas universais, ainda mais relevantes por estes dias. “Foi a primeira ópera que deu a um papel feminimo uma importância fundamental. Carmen é sabedora de seus direitos, senhora de si e de sua independência. O diálogo com o contemporâneo é intenso”, explica o maestro.

MusicaR
Além do coro adulto, a participação especial na ópera Carmen fica por conta do coral infantojuvenil formado por 70 alunos de 7 a 15 anos do projeto MusicaR. As crianças e adolescentes estão matriculados nos cursos oferecidos nas regionais Tatuquara e Bairro Novo e começaram os ensaios para esta apresentação no início da Oficina de Música.

“É uma obra de extensão vocal grande, com uma dificuldade considerável. Mas todos responderam bem e a expectativa é a melhor possível”, diz Cristiane Alexandre, coordenadora de canto do coral infantojuvenil do MusiCar. “Os alunos estão muito envolvidos e nossa proposta é fazer com que eles visitem um mundo não muito frequentado: o da cultura, da ópera, da música de concerto”, completa.

O projeto MusiCar foi criado em 2017 e está presente em cinco regionais da cidade – além de Tatuquara e Bairro Novo, há cursos gratuitos no Boqueirão, Cajuru e Pinheirinho. Os alunos dessas três últimas regionais também se prepararam durante a 36ª Oficina de Música e se apresentarão em um dos concertos de encerramento do evento neste fim de semana.

Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). O Guairinha fica na Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Mais informações no site oficial da 36ª Oficina de Música de Curitiba.

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img