Ação no Instagram homenageia mães com filhos internados em UTIs

Ação foi idealizada pela Associação Dando Voz ao Coração em parceria com Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e com a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná

Neste domingo (09/05), as mães que estão acompanhando seus filhos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) ganharão uma homenagem nos perfis do Instagram @dandovozaocoracao e @apap_pr. Serão publicadas 35 imagens de obras de pintura, escultura, gravura, desenho e fotografia produzidas especialmente para essa ocasião.
“Queremos que essas mães entendam que não estão sozinhas. Que elas se sintam acolhidas, mesmo dentro de UTIs, neste dia tão especial”, ressalta Fernanda Braga, presidente da Associação Dando Voz ao Coração, idealizadora da ação em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR e com a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná – Sotipa.
Todas as obras foram envidas a partir de uma convocatória entre os associados da APAP/PR, que deveriam se inspirar na frase “Para as mães com amor”. Uma comissão julgadora, formada por Fernanda Góss Braga, idealizadora e presidente da Associação Dando Voz ao Coração, Juliane Gequelin Rosa, psicóloga clínica e hospitalar no Hospital Infantil Waldemar Monastier, e Sabine Feres, artista visual, designer e vice-presidente da APAP/PR, ainda escolheu cinco obras para serem impressas em formato de postal:   “Segurança” (Fotografia), de Cristina Schimidh; “Meu Pequeno Príncipe” (Pintura), de Ligia Barros ; “Amor que não se Mede!” (Pintura), de Marisa Vidigal; “Pulsar” (Pintura), de Mercedes Brandão; e Mãe Preta” (Escultura), de Mirian Canfield.
A ação também contou com a cooperação de 34 hospitais pré-cadastrados distribuídos em 21 municípios – Apucarana, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Joinville, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Arte e cuidados aos pacientes

Idealizadora da ação, a associação sem fins lucrativos Dando Voz ao coração é composta por mulheres que possuem algum tipo de vínculo com a terapia intensiva pediátrica e busca apoiar, dar acolhimento e ampara a pais e mães que estão com seus filhos internados em unidades de terapia intensiva.

VEJA TAMBÉM: Assaí Atacadista lança campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene e limpeza

Já a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, fundada há 37 anos, foi a primeira associação do gênero no país, criada para promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais. Entre os projetos que faz parte está a Bienal Internacional de Curitiba e o ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo e o livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba”.
A Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná – Sotipa é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2008 para reunir indivíduos e instituições do estado do Paraná diretamente ligados aos problemas de doentes graves.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.