Abertas inscrições para Bolsa Cultura no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

Vagas são para mapeamento de acervos etnográficos, tradução da língua Mbya Guarani e desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade

Até o dia 20 de junho de 2021, interessados podem se inscrever para atuarem nos projetos de extensão universitária MAE Interativo e Plural, Museologando e Acervos em diálogo: tecendo relações entre coleções etnográficas e conhecimentos indígenas do Museu de Arqueologia e Etnlogia da UFPR (MAE-UFPR).
Para a realização das atividades, a Universidade Federal do Paraná oferece três vagas de Bolsa Cultura no valor de R$ 400 mensais. As atividades formativas acontecem de 1º de julho a 31 de dezembro de 2021, com carga horária de 12 horas semanais, e serão desenvolvidas de modo remoto, via plataforma Microsoft Teams, enquanto durarem as restrições devido à pandemia da covid-19. Caso as restrições sejam retiradas até o final de vigência da bolsa, as atividades presenciais serão desenvolvidas na Reserva Técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia, localizada no campus Juvevê, em Curitiba.
A primeira vaga é voltada ao mapeamento dos acervos e coleções etnográficas do Paraná em parceria com o Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Podem se inscrever pessoas que estejam cursando ou tenham formação na área de
Antropologia, Ciências Sociais ou outras áreas afins das Ciências Humanas. É necessário conhecimentos básicos em Excel e Word.

VEJA TAMBÉM: Confira cinco curiosidades do Japão que podem ser vistas em exposição no MON

Já a segunda vaga é voltada para a tradução do português para o Mbya, assim como para a transcrição e escrita em língua Mbya Guarani para composição de publicações colaborativas.
A última vaga é para o desenvolvimento de ferramentas para acessibilidade em exposições virtuais, vídeos e outros materiais produzidos pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, logo, é necessário ter experiência ou formação em questões relacionadas à acessibilidade, como a produção de audiodescrição e Libras, sendo desejável curso de
audiodescrição.
As vagas são abertas a qualquer pessoa que preencham os pré-requisitos, não recebem nenhum tipo de bolsa da UFPR ou de outras instituições de ensino ou agência de fomento, nacional ou internacional, que exija exclusividade e que possuam livre acesso à internet e computador. Os selecionados também precisam ter conta corrente em seus nomes.
Todas as informações estão disponíveis no edital AQUI. Já as inscrições devem ser feitas NESTE FORMULÁRIO. As entrevistas irão acontecer nos dias 22 e 23 de junho em horários agendados. O resultado será divulgado no dia 24 de junho, às 14h, nas redes sociais e no site do MAE-UFPR.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.