Abertas as inscrições para a 67ª edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea

Com novas diretrizes e categorias, as inscrições para o Salão Paranaense de Arte Contemporânea vão até 25 de outubro

Em 2020, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná comemora 50 anos e chega também a 67ª edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea, tradicional prêmio aberto a artistas de todo o território nacional, que devem se inscrever até 25 de outubro. O regulamento completo e fichas de inscrições estão no site www.mac.pr.gov.br.
Serão premiadas 30 propostas com R$ 5.000 cada. Como em edições anteriores, o salão também oferece um mesmo prêmio de participação a todas e a todos os artistas participantes, sem distinção de valores por categoria classificativa.
Esta edição do Salão Paranaense apresenta uma série de reformulações expressas em novas categorias de premiação, além de novas diretrizes e critérios de seleção de trabalhos.
Por causa da pandemia, a premiação passou por reformulações estruturais em suas categorias para abarcar trabalhos artísticos que tenham novas mídias como ponto de partida de suas propostas, permitindo assim a apresentação dessas obras, tendo a internet como suporte principal.
Além de um destaque inédito para arte contemporânea digital, o 67º Salão Paranaense reforça uma profunda revisão crítica sobre a coleção do museu e as lacunas históricas que nela existem. Considerando que grande parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná é formado por obras premiadas pelo Salão, e uma parcela expressiva dessas obras tem como autores artistas homens cisgênero brancos, esta edição do prêmio tem o objetivo de ampliar a diversidade de vozes e narrativas representadas.

VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer é premiado como uma das melhores atrações do mundo

A comissão julgadora levará em consideração critérios de representatividade social e pluralidade de trabalhos artísticos – diretrizes que já vêm sendo consideradas pela diretoria na escolha da programação curatorial e expositiva nos últimos anos. Mais informações pelo e-mail mac@secc.pr.gov.br.
Segundo a direção do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em um momento como este é ainda mais importante reforçar o papel fundamental da arte na vida e que os/as artistas pensem de forma coletiva e como criar novas experiências artísticas no ambiente digital.
“Vivemos um momento único, no qual não é possível produzir uma exposição que ignore o que está acontecendo. Nesse sentido, as novas diretrizes do museu apontam como sendo fundamental a realização de mostras que sejam não apenas visitáveis, mas também socialmente relevantes”, afirma a diretora do museu, Ana Rocha.

Confira as categorias da 67ª edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea

CATEGORIA 1: 8 (oito) trabalhos realizados de arte digital, linguagem web arte e ou audiovisual que usem a web como interface.
CATEGORIA 2: 8 (oito) trabalhos produzidos em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação.
CATEGORIA 3: 6 (seis) propostas de ações performances ou intervenções urbanas para serem feitas durante o período da exposição.
CATEGORIA 4: 8 (oito) textos de reflexão crítica sobre arte contemporânea a partir do tema “poéticas e políticas de reparação”.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img