Os grupos Raízes de Bolívia e o Junak Folclore Polonês se apresentam no Palácio Garibaldi neste próximo domingo, 1º de setembro
Neste próximo domingo, 1º de setembro, acontece mais uma edição do Expressões Curitibanas, projeto que leva apresentações de artistas locais ao palco do Palácio Garibaldi. A entrada é gratuita.
A programação iniciará às 11h, com o Junak Folclore Polonês da Sociedade União Juventus. Desde 1960, a equipe difunde as tradições do folclore polonês. O repertório é marcado por cantos e danças repletos de movimentos e cores. Na Polônia, o Junak conquistou os títulos de “Melhor Grupo Folclórico Polonês Amador fora da Polônia” e “Grupo mais Técnico e Comunicativo” no Festival Internacional de Grupos Poloneses, em Rzeszów.
Em seguida, às 12h, acontece a apresentação do grupo Raízes de Bolívia. Eles mostrarão três danças típicas: a Morenada, realizada no Carnaval de Oruro, e a Cueca Boliviana, presente em todas as classes sociais na Bolívia, e o Quadro-chaquenho, que traz as danças e ritmos populares do sul da Bolívia e noroeste da Argentina, tipicamente representado pelo peão-chacareiro e a companheira, que se dedicam à lida com gado e agricultura nas festas locais.
Eles ainda apresentarão o Baile Inca, uma dança-cerimonial de adoração ao sol, conhecido por eles como o Deus Inti, e a Saya/Caporales. De origem afro-boliviana com raízes na saya, tem o ritmo e dança das comunidades negras nos Yungas de La Paz. Já os caporales emergem do setor urbano como uma expressão de protestos, resistência e liberdade. Entre cada uma das danças, haverá a apresentação ao vivo de música boliviana com o grupo de música latino-americana D’América.
O Palácio Garibaldi fica na Praça Garibaldi, 12 – Alto São Francisco. Mais informações sobre os próximos shows estarão disponíveis na página do Facebook.
O projeto Expressões Curitibanas é uma realização da agência Mind Estratégias por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Copel, Worker, Sideral e Trans Moreno.