O coral apresentará versões de compositores como Caetano Veloso e Chico Buarque
“Palavra prima, uma palavra só, a crua palavra, que quer dizer tudo.” Com esses versos de Chico Buarque, o Grupo Brasileiro se inspirou para o espetáculo Palavras, que acontece nesta sexta e sábado, 28 e 29 de junho, às 20h, no Teatro Sesc da Esquina.
O grupo formado por 20 jovens cantores de 14 e 18 anos tem direção musical de Helena Bel e direção cênica de Milton Karam, também diretores do Coral Brasileirinho. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no local.
“Este show é uma homenagem às palavras, em todas as suas formas, e a grandes compositores que as utilizam para nos fazer enxergar melhor dentro e fora de nós mesmos”, comenta Karam. “O Grupo Brasileiro canta as palavras em suas sinceridades, liberdades, amores e ludicidades”, completa.
Com novos arranjos, serão apresentadas obras abrangendo ritmos tradicionais. A Terceira Margem do Rio, de Milton Nascimento e Caetano Veloso; Respeitem meus Cabelos, Brancos, de Chico César; Idioma Esquisito, de Nelson Sargento; e Sina, de Djavan; são algumas das composições do repertório.
Criado há três anos, o Grupo Brasileiro é formado por ex-integrantes do Coral Brasileirinho. Seu objetivo é trabalhar a canção nacional por meio de teoria e leitura musical, solfejo e técnica vocal, prática de canto a duas, três e quatro vozes, com desenvolvimento interpretativo que possibilite um resultado cênico-musical.
O grupo é gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), vinculado ao Conservatório de Música Popular Brasileira.
O Teatro Sesc da Esquina fica na Visconde do Rio Branco, 969 – Centro.