Desenhos que retratam modelos vivos são tema de exposição na Gibiteca

A mostra apresenta trabalhos realizados em oficinas de desenho da Gibiteca e outros espaços culturais da cidade

Foto: Luiz Pacheco

Está em cartaz na Gibiteca, no Solar do Barão, a mostra “Figure: Circuito de Desenhos com Modelos Vivos”, que reúne alguns dos trabalhos executados nos três anos de existência da oficina de desenho da Gibiteca. A mostra vai até 28 de julho, na sala Nilson Mueller.  A entrada é gratuita.

Os trabalhos expostos refletem as técnicas ensinadas em cada local – estúdios de arte, de caricatura, ilustração ou histórias em quadrinhos. Além da Gibiteca, participam representantes dos estúdios e ateliês Beta Lounge, Casa Artes Visuais, Praxis, Club Comics, Revolution e Boiler, que também é galeria de arte.

Completam a mostra estudos feitos por desenhistas que estiveram na abertura da mostra, que ocorreu em 7 de junho. Eles retrataram os dois músicos que, além de tocarem no evento, também atuaram como modelos.

Mesmo objeto, diferentes pontos de vista
Para a produção dos trabalhos, os desenhistas observam e retratam os modelos sentados em semicírculos, podendo usar mesas ou caveletes e retratar os modelos com lápis preto, caneta estereográfica ou giz de cera. As criações podem ser preto e branco, coloridas ou monocromáticas. Quem define é o artista.

“É interessante ver como os diferentes estilos artísticos trabalham o mesmo corpo humano. Enquanto quem faz quadrinhos parte de instruções diretas e objetivas, técnicas, o pessoal das artes visuais é mais livre, sem muita interferência do professor”, observa o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco.

Para o ilustrador Gregori Polo, que frequenta as oficinas da Gibiteca desde o ano passado, a exposição foi uma surpresa. “Não imaginava tanta diferença de estilos e possibilidades num mesmo lugar. Pra mim, isso significa novas possibilidades de fazer arte”, opina.

Quem desejar aprender a técnica de desenho com modelos vivos pode se inscrever nas oficinas da Gibiteca, que são gratuitas e acontecem todas as sextas-feiras, das 19h às 21h. Os interessados devem ter 18 anos ou mais. A aula reúne, em média, dez pessoas. Os participantes dividem as despesas do cachê do modelo.

O horário de visitação da Gibiteca é das 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça a sábado. O endereço é Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img