Neste mês, o cineclube também exibirá filmes paranaenses durante a Semana Cultural FAE
Todas as segundas-feiras, a partir das 18h, o Teatro Bom Jesus realiza o Cineclube Espoletta. A proposta é trazer ao público geral grandes filmes de todas as épocas, nacionalidades e estilos. O importante na escolha é a relevância da obra, mesmo que muitas vezes não seja conhecida do grande público. As exibições são seguidas de debates com mediação do professor Andrey Luna Giron, onde o público é convidado a interagir.
Em junho, serão exibidos os filmes “Escravos do Rancor”, de Luis Buñuel, e “Roma” de Fellini, nos dias 3 e 10, respectivamente. Já no dia 18, acontecerá a “Sessão Psicanálise & Cinema”, que promove debates de filmes sob a ótica de conceitos desenvolvidos fundamentalmente por Freud e Lacan. A psicanalista Elenice Milani conduz o debate. O longa-metragem escolhido para este mês é “O Silêncio” de Ingmar Bergman.
Já nos dias 24 e 25, o cineclube participa da Semana Cultural FAE e promoverá quatro sessões de cinema, cada uma com um curta e um longa-metragem paranaense, entre eles o clássico “Aleluia, Gretchen!”, de Sylvio Back e o premiado “Ferrugem”, de Aly Muritiba.
Toda a programação é gratuita e realizada pela assessoria cultural do Grupo Bom Jesus com parceria do Museu Guido Viaro. O Teatro Bom Jesus fica Rua 24 de maio, 135 – Centro. Mais informações pelo telefone (41) 2105-4034.
Programação do Cineclube Espoletta em junho
3 de junho, às 18h – Escravos do Rancor
Romance/drama – México – 1954
Sinopse: Escravos do Rancor é a adaptação do mestre Luis Buñuel para O Morro dos Ventos Uivantes, o célebre romance gótico de Emily Brontë. No México rural do século XIX, Alejandro reencontra Catalina, o grande amor de sua vida, casada com um rico latifundiário. Loucamente apaixonado, propõe a Catalina que fujam juntos, mas ela se nega. Então, Alejandro cai nos braços de Isabel, mas não encontra consolo. Seu trágico destino parece estar ligado, irremediavelmente, ao de sua amada inatingível. Ao som do belíssimo tema de Tristão & Isolda, de Richard Wagner, Buñuel constrói um melodrama de atmosfera soturna repleto de imagens oníricas.
10 de junho, às 18h – Roma
Comédia dramática – Itália – 1972
Sinopse: Roma, capital da Itália, ou Cidade Eterna, pela sua história milenar, é um dos mais antigos mosaicos e arquivos da história humana. O diretor Federico Fellini fez parte de sua trajetória, vivenciando o seu dia a dia desde sua chegada à cidade, quando criança, passando pela fase adolescente até a atual.
17 de junho, às 18h30 – PSICANÁLISE & CINEMA apresenta O Silêncio de Ingmar Bergman
Sinopse: Duas irmãs, Ester (Ingrid Thulin) e Anna (Gunnel Lindblom), viajam para um país da Europa Central durante a guerra e levam com elas o filho de Anna, o garoto Johan de 12 anos. A guerra serve como um frio pano de fundo para o drama e a história se desenvolve tendo como cenário um hotel praticamente deserto. O filme encerra a Trilogia do Silêncio de Ingmar Bergman.
24 de junho – Cineclube Especial com Filmes Paranaenses da Semana Cultural FAE
- 18h30 –PAX, de Paulo Munhoz
Curta metragem de animação. Censura livre. - 18h50 – Aleluia, Gretchen, de Sylvio Back
Drama. Censura: 16 anos
Sinopse: Em 1937, uma família alemã busca no Brasil refúgio contra o nazismo. Mas os Kranz compram um hotel que se transforma em ponto de encontro entre simpatizantes de Adolf Hitler. Os imigrantes têm, então, de dar início a um sofrido processo de adaptação.
25 de junho – Cineclube Especial com Filmes Paranaenses da Semana Cultural FAE
- 13h40 –O Significador de Insignificâncias, de Fernando Severo e Diego Lopes.
Curta metragem. Censura livre. - 14h – Ferrugem, de Aly Muritiba
Drama. Censura: 14 anos.
Sinopse: A adolescente Tati adora compartilhar sua vida nas redes sociais. Mas ela precisa amadurecer e lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio. - 16h15 – Nevermore, um pesadelo de Edgar Allan Poe, de Paulo Biscaia Filho
Curta metragem. Terror. Censura 14 anos. - 16h30 – Cormorant, de Beto Carminatti
Suspense. Censura: 14 anos
Sinopse: Cormorant é um thriller que narra a estória de 5 amigos que vão passar um fim de semana no campo. No trajeto eles decidem aventurarem por outros caminhos. Quando percebem que estão perdidos encontram um casarão antigo. O fim de semana que era para ser divertido toma contornos de um pesadelo. - 18h30- Vida de Balcão, de Luciano Coelho
Curta metragem. Documentário. Censura livre. - 19h – Curitiba Zero Grau, de Elói Pires Ferreira
Drama. Censura: 14 anos
Sinopse: Na capital mais fria do país, quatro homens comuns, de diferentes classes sociais, vivem situações extremas e têm suas vidas modificadas para sempre.