O Ônibus Museu apresentará obras de arte e artefatos reais e reproduções sobre história, paisagem urbana de Curitiba e museologia
Nesta terça-feira, 7 de maio, Curitiba ganhará o Ônibus Museu, um espaço cultural que levará exposições para os bairros da cidade. Sempre de forma gratuita, o coletivo adaptado irá percorrer escolas da rede municipal e locais públicos. A estreia será no Centro de Educação Integral Anísio Teixeira, no Atuba, com atividades para os alunos pela manhã e à tarde.
O Ônibus Museu é um antigo veículo do transporte coletivo transformado em unidade cultural moderna e interativa. espaço conta com 14 estações equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.
“Toda a visitação é acompanhada por monitores. Eles têm como missão apresentar as informações e obras e também motivar a participação. A exposição ressalta que a cidade está em frequente transformação e a construção de sua identidade é feita por todos seus habitantes. Ainda teremos várias atividades que estimulem os visitantes, principalmente as crianças, a visitarem outros museus. Entre elas, entregamos um impresso que destaca os dias com acesso gratuito ao MON, Museu Paranaense e MuMA”, explica Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o projeto.
O acervo do Ônibus Museu é composto por obras de arte reais e reproduções. Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.
O conteúdo aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados.
O Ônibus Museu faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, um veículo totalmente equipado para a realização de espetáculos, como shows musicais e peças teatrais. Nos dez meses de atividade, o palco sobre rodas realizou uma programação que foi assistida por mais de 13 mil pessoas em mais de 32 bairros curitibanos. “Um dos nossos principais objetivos é democratizar a cultura, descentralizando as opções artísticas. Com a inauguração do Ônibus Museu, isto ganha ainda mais força, pois quase todos os museus estão na região central ou próximos dela”, considera Lucia Malucelli.
O projeto é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Impextraco, Roca, Blount, Greca Asfaltos, Fertipar e Instituto Joel Malucelli. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.