As exibições são no Teatro Bom Jesus e uma vez por mês acontece uma sessão especial sobre psicanálise e cinema
Desde março, a programação do Cineclube Espoletta tem uma novidade. Os encontros, que apresentam clássicos do cinema mundial sempre seguidos por debates com mediação do professor Andrey Luna Giron, agora terão uma sessão especial por mês sobre “Psicanálise & Cinema”. O objetivo é debater o tema abordado no filme escolhido a partir dos conceitos de Freud e Lacan. Nesses dias, o bate-papo após a exibição será conduzido pela psicanalista Elenice Milani.
O cineclube é gratuito e acontece todas as segundas-feiras, no Teatro Bom Jesus, às 18h. Nos dias das sessões sobre “Psicanálise & Cinema”, o horário é 18h30. O endereço é Rua 24 de Maio, 135 – Centro.
Confira a programação de abril
1º de abril – Orfeu Negro
Com direção de Marcel Camus/França/1959
Esse é um filme francês, mas com elenco predominantemente brasileiro e todo falado em português. No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto. O filme ganhou Palma de Ouro de Cannes e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
8 de abril – O Balão Branco
Com direção Jafar Panahi/Irã/1995
Razieh (Aida Mohammadkhani) é uma garotinha de 7 anos que insiste que sua mãe lhe compre um outro peixinho dourado para a celebração do ano-novo iraniano. Apesar da família estar sem dinheiro, Razieh acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão. Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.
15 de abril – Sessão Especial Psicanálise & Cinema: SpellBound (Quando Fala o Coração)
Com direção de Alfred Hitchcock/EUA/1945
A Dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo Dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o Dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards.
22 de abril – Os amores de Pandora
Com direção de Albert Lewin/Reino Unido/1951
No pequeno porto espanhol de nome Esperanza vive a bela Pandora (Ava Gardner), figura enigmática desejada por todos os homens. Um dia chega ao local o Capitão Hendrick van der Zee (James Mason), sozinho em seu iate. Pandora, que desconhecia o amor, não consegue esconder a atração que sente pelo forasteiro. O segredo é que Hendrick é na verdade o Holandês Voador, marinheiro amaldiçoado por Deus que só encontrará a liberdade no dia do juízo final. Ou quando uma mulher estiver disposta a morrer por ele.
29 de abril – A Palavra
Com direção de Carl Dreyer/Dinamarca/1955
Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Só que no final do filme, o irmão louco consegue fazer o que lhe é pedido, e por causa da fé, do amor, e da crença, a mulher morta abre os olhos.