Os desfiles acontecem no sábado e domingo junto com apresentações de blocos e um baile infantil
Neste fim de semana, 2 e 3 de março, acontecem os desfiles das escolas de samba de Curitiba na Avenida Marechal Deodoro. São cinco escolas do grupo especial e quatro do grupo de acesso, além de blocos e um baile infantil.
A festa começa no sábado (2), com o Baile Infantil, às 15h. O desfile tem início às 18h, com a entrada de três blocos. O Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba. Na sequência entra o bloco Unidos de Judá e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pelos programas da Fundação de Ação Social. Este ano eles fazem uma homenagem em forma de marchinha à poetisa Helena Kolody.
A primeira escola do grupo especial, Enamorados do Samba, dá a largada às 20h20, seguida pela Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. O desfile neste dia está previsto para terminar à 1h45 da madrugada.
No domingo (3) mais blocos se apresentam a partir das 18h: Sambistas do Amanhã, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames. A primeira escola do grupo de acesso é a Unido de Pinhais, que entra na avenida às 21h20. Depois vêm a Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria.
Uma estrutura especial foi montada com três arquibancadas e um total de 3 mil lugares. Uma delas é exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, tendo espaço para cadeirantes. Também havarão 120 cabines de banheiros químicos, que estarão dispostas por todo o eixo dos desfiles, entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto. Três ambulâncias e uma tenda com ambulatório ficarão responsáveis pelos atendimentos de emergência.
As apresentações serão avaliadas por uma comissão de jurados. A apuração das notas e a proclamação da escola campeã de 2019 será na segunda-feira (4), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.
Confira aqui a programação completa das festas de Carnaval promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba.