É preciso ficar atento aos sinais de desidratação nos bichinhos de estimação para evitar consequências graves
Por Jacqueline Felippetto
Com o calor, os cães e gatos também podem apresentar desidratação, exatamente como acontece com os humanos. É sempre importante ficar atento ao seu bichinho, principalmente, nestes dias de altas temperaturas. Muitas vezes, o tutor demora a perceber que o seu animalzinho está desidratado e isso é muito grave, pois a desidratação pode matar se não for diagnosticada a tempo.
Existe um teste fácil para você detectar se o seu bichinho está desidratado: puxe a pele que fica atrás do pescoço e solte-a. Se o animal estiver hidratado, a pele volta rapidamente ao normal. Se estiver desidratado, a pele voltará mais lentamente, é bem visível esse sinal.
As principais causas da desidratação são:
– Vômito
– Diarreia
– Infecções intestinais
– Infecções virais e bacterianas
– Calor
– Exposição excessiva ao sol
– Pouca ingestão de água
– Febre
Fique atento também se o seu pet tem perda de peso, fica quietinho demais, se a gengiva fica seca, se está com perda de apetite e se os olhos ficam seco, lembrando que é necessário cuidado redobrado com filhotes e pets idosos, pois eles desidratam mais facilmente. É muito importante identificar se o seu cão ou gatinho está desidratado e levá-lo o quanto antes ao médico veterinário. Não é apenas o soro caseiro que irá solucionar o problema. Em muitos casos, também é preciso realizar um internamento, medicação e hidratação parenteral do animalzinho.
Deixe sempre água à vontade e fresquinha para o seu bichinho e fiquei de olho nos sinais e sintomas da desidratação. Em caso de dúvidas, sempre consulte um médico veterinário! Cuide do seu bichinho e curta tranquilamente o verão com ele!
Um abraço!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.