Documentário sobre a cena musical curitibana, que será exibido a partir do dia 15 na Cinemateca de Curitiba, traz entrevistas com músicos, jornalistas e produtores
O documentário “Uma Fina Camada de Gelo”, que mostra a cena autoral curitibana, faz sua primeira temporada na Cinemateca de Curitiba, onde estreou em julho passado. Com direção do gaúcho Vinicius “Tchê” Ferreira, o documentário faz parte de um projeto homônimo, cujo lançamento aconteceu em 2017, com o livro de Eduardo Mercer “Uma Fina Camada de Gelo: O rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”. As sessões acontecem de 15 a 20 de novembro, sempre às 16h, com ingressos a R$10.
Desde 2013 trabalhando no projeto, Ferreira foi descobrindo histórias e personagens ao longo da empreitada de entrevistas. E logo se deu conta que para cumprir o objetivo inicial – falar sobre a produção musical nascida entre os anos 80 e meados dos anos 90 – teria que abordar antes a produção setentista, que gerou bandas importantes como Blindagem, A Chave e Contrabanda/Beijo AA Força.
A narrativa foi sendo construída a partir de alguns aspectos que ficaram claros para o diretor ao longo da pesquisa, como o questionamento sobre o que é fazer sucesso, como o encaram os que conseguiram alcançar um ponto mais alto e o que dizem aqueles que conquistaram espaço dentro de um nicho particular, além da questão de como manter-se financeiramente trabalhando exclusivamente como músico. São todas questões que perpassam as entrevistas com produtores, jornalistas, músicos e donos de bares.
Ferreira optou, também, por aproximar o olhar de uma produção mais contemporânea para falar sobre como a internet fez a diferença. Na avaliação do diretor, tudo que era feito da forma punk do ‘faça você mesmo’, nos anos 70, 80 e 90, abriu caminhos para as novas gerações administrarem melhor suas escolhas e agendas sem a tutela de gravadoras.
SERVIÇO: Uma Fina Camada de Gelo, de Vinicius Ferreira
Data: Dia 15 a 20 de novembro
Horário: 16h
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingresso: R$10