As doenças cardíacas também afetam os cães e gatos. Em algumas raças elas são mais comuns, assim como em pets idosos ou obesos. Confira as dicas de como evitar e identificar os problemas cardíacos em seu bichinho
Por Jacqueline Felippetto
Os animaizinhos de estimação também podem ter problemas cardíacos ao longo da vida. Eles são são comuns em pets de idade avançada e que apresentam obesidade, mas cães e gatos jovens ou com peso adequado também podem apresentar doenças cardíacas, principalmente, pela genética. As principais raças de gatos que podem apresentar essas cardiopatias congênitas são a Persa e a Main Coon. Já no caso dos cães, as raças mais propensas são:
– Boxer
– Dobermann
– Dogue Alemão
– Poodle
– Buldog
– Rottweiler
– Cocker
Ainda existem pets que podem ter a dirofilariose, chamado de “verme do coração”, uma doença grave provocada por um verme e transmitido por mosquitos, que somente é diagnosticada por meios exames específicos, mas tem prevenção. Fale com o médico veterinário sobre isso.
Sempre é importante fazer um check-up, pois a doença cardíaca, muitas vezes, é silenciosa. Quando ela é diagnosticada, é interessante conversar e consultar um médico veterinário especialista. Os exames necessários para detectar uma doença cardíaca são: ecocardiograma, eletrocardiograma, medição da pressão arterial e raio-x digital.
Além do check-up, você também deve ficar atento aos sinais e sintomas que podem indicar uma doença cardíaca em um bichinho. Os principais são:
– Tosse
– Cansaço
– Respiração ofegante
– Língua levemente arroxeada
– Desmaios
– Acúmulo de líquido na cavidade abdominal
– Redução de apetite
– Intolerância aos exercícios
Lembre-se: quanto mais rápido iniciar o tratamento, melhor será o resultado, principalmente, na qualidade de vida do bichinho. Fique atento aos sinais e sintomas, mantenha uma alimentação saudável e leve-o ao médico veterinário regularmente!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.