A Febre Maculosa é uma zoonose causada pela picada do carrapato estrela que está contaminado pela bactéria do gênero Rickettsia.
Dra. Jacqueline Felippetto
É uma doença altamente letal, principalmente para humanos. Em áreas rurais e de mata atlântica é mais comum ter a presença desse tipo de carrapato, mas tem que ficar atento em parques também, onde há presença de capivaras.
Esses animais podem ser hospedeiros do carrapato estrela, bem como os animais silvestres, equinos e bovinos. Em Curitiba, a prefeitura faz um trabalho de monitoramento das capivaras nos parques, por isso a população não precisa ficar preocupada.
Recentemente em Campinas, três casos fatais foram confirmados de febre maculosa em humanos.
Dicas e notícias sobre nosso amigos de estimação!
Entre para o Grupo de Whats dos Amigos Pets!
Os principais sinais e sintomas são:
– Dores no corpo
– Febre
– Manchas avermelhadas , principalmente nos pés e mãos
– Iinsuficiencia renal
– Erupções cutâneas avermelhadas (pintas avermelhadas).
Essa doença pode acometer os cães também. Eles apresentam febre alta, manchas avermelhadas, perda de peso, perda de apetite, e até convulsão. Por isso a importância de aplicar produtos contra carrapatos nos pets e mantê-los em dia. A prevenção é o melhor remédio, tanto para pets como para os humanos.
A Febre Maculosa, Dengue e Leptospirose tem sintomas muito parecidos, todo o cuidado é pouco. Então, caso for para áreas rurais ou áreas de mata, e for picado por um carrapato, avise ao seu médico o quanto antes.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV