Cinemateca recebe o VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, que apresenta produções realizadas por estudantes
A Cinemateca de Curitiba recebe a partir entre os dias 18 e 20 de setembro, três mostras da programação do VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. As exibições acontecem sempre às 19h e tem entrada gratuita. O encerramento do seminário acontece dia 21, no Cine Guarani.
O primeiro dia de programação na Cinemateca traz a Mostra Cine Egresso, que tem como objetivo exibir e debater obras cinematográficas que tenham tido a participação criativa de alunos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/Unespar), realizadas durante sua passagem pela escola ou fora dela.
A convidada é Caroline Biagi, que trabalha como diretora, roteirista e produtora desde 2010. Roteirizou e dirigiu os curtas metragens, “Partida”, “O fim do verão” e “Noite Púrpura”, todos exibidos em diversos festivais brasileiros.
Na quarta-feira, 19, acontece a Mostra Curta Mobile, com premiação e exibição dos trabalhos inscritos no festival de curtas-metragens filmados exclusivamente com o celular. Produzidos por estudantes, o festival é dividido em seis categorias: videoclipe, documentário, ficção, videoarte, animação ou filme publicitário. Os curtas têm de 1 a 5 minutos e são premiadas em cada categoria a melhor ideia, a melhor produção e a melhor edição.
No dia 20, quinta-feira, é a vez da mostra universitária “Mostra o teu que eu mostro o meu”, organizada pelos alunos do curso de cinema da FAP/Unespar. A mostra, que está em sua 11ª edição, tem como principal objetivo estimular os estudantes e futuros profissionais do cinema e do audiovisual a terem o seus primeiros contatos com o público e apresentar seus trabalhos extraclasse, promovendo assim o debate e a reflexão sobre os caminhos e escolhas dessa nova geração de realizadores.
Debate
O encerramento do seminário acontece no dia 21 de setembro, às 19h, no Cine Guarani, com a exibição do documentário “Terreiro: Luz Som e Movimento” e mesa de debate com a presença de Mãe Lilian de Iemanjá, Hertz Wendel de Camargo e Marcos Henrique Camargo.
O documentário tem como protagonista o Terreiro de Umbanda Vovó Benta, que possui quase 500 médiuns, localizado no Bairro Alto, em Curitiba. O objetivo é narrar o cotidiano do terreiro deixando os rituais falarem por si nas imagens, além de destacar a filosofia de seus dirigentes. O terreiro escolhido, em especial, possui uma relação íntima com o cinema, pois em linguagem cênica é um espaço que se assemelha a uma sala de projeção; seus ritos traduzem a essência da religião em imagens e sons em movimento.
Sobre o seminário
O VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva é promovido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da UFPR, com a poio da Fundação Cultural de Curitiba.
Composto por mesas, simpósios e mostras de cinema, o evento consolida-se como uma das mais importantes referências na socialização de teorias e práticas sobre a Linguagem Cinematográfica e Audiovisual no Paraná e também no Brasil.
A programação completa do seminário está disponível em www.cinemaemperspectiva.com
SERVIÇO: Mostras do VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva
Data: 18 a 20 de setembro
Horário: 19h
Local: Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada gratuita
Exibição do documentário “Terreiro: Luz Som e Movimento” e mesa de debate
Data: 21 de setembro
Horário: 19h
Local: Cine Guarani (Portão Cultural)- Av. República Argentina, 3430 – Portão
Entrada gratuita