Gatos se apegam a casa? Preciso vacinar meu gato? Grávida não pode ter gato? A Dra. Pet responde essas e outras dúvidas na coluna de hoje
Por Jacqueline Felippetto
Os gatos estão cada vez mais presentes nas famílias brasileiras. Segundo o IBGE, já são 22 milhões de gatos existentes no país. Para cuidar dos bichanos, até existe uma especialidade específica na medicina veterinária.
Mas, quem tem um gatinho, muitas vezes, tem dúvidas sobre os cuidados, especialmente, por causa de crenças que existem. Separei alguns mitos sobre os gatos, além de dicas de saúde e vantagens de ter um bichano. Confira!
Sobre os mitos
Gatos se apegam as casas e não ao dono
MITO! Os gatos se apegam aos donos, sim, além de serem muito carinhosos e amorosos .
Gatos têm medo de água
MITO! Se você acostumar o seu gatinho desde pequeno ao banho, ele vai gostar. Inclusive, têm muitos gatos que adoram banho.
Gatos têm sete vidas
MITO! Eles adoecem como qualquer outro animal, é preciso cuidar bem da saúde deles. como qualquer outro animal
Grávidas não podem ter gatos
MITO! As grávidas podem ter contato com gatos tranquilamente. O que deve ser evitado é o contato com as fezes. Se precisar coletar as fezes do bichinho, é necessário que faça isso com uma pá específica e use luvas para evitar uma possível contaminação, caso o gato esteja infectado pelo protozoário Toxoplasma.
Sobre os cuidados com a saúde dos gatos
– É importante manter a vacinação em dia, cuidando do esquema vacinal que é feito em filhotes, quando são necessárias doses repetidas com intervalos de 30 dias, em média, e uma dose da vacina contra raiva. Nos gatos adultos, o reforço das vacinas deve ser feito anualmente
– Realizar a castração é muito importante para evitar uma ninhada indesejada e ainda a fuga dos bichinhos quando estão no cio.
– Manter o vermífugo em dia e aplicar produtos contra pulgas e carrapatos
– Sempre deixar água fresca e à vontade
– Sempre ter brinquedinhos para entreter os gatinhos, pois eles adoram. Existem no mercado pet diversos brinquedos específicos para eles
– Oferecer uma ração de boa qualidade e, em caso de qualquer dúvida, sempre consultar um médico veterinário
Sobre as vantagens de ter um gato
– Eles são mais independentes e exigem menos cuidado que os cães, pois os gatos não precisam de passeios diários e os banhos também são bem menos frequentes, já que eles próprios fazem sua higiene lambendo os pêlos
– Fazem menos barulhos que os cães
– Ficam mais tempos sozinhos. Alguns cães quando ficam muito tempo sozinhos, latem desesperadamente, e isso pode incomodar os vizinhos. Já os gatos, apenas ronronam
– Os gatos utilizam apenas uma caixa de areia para fazer suas necessidades, facilitando muito a limpeza
– Os gatos adaptam-se facilmente a espaços pequenos, ainda mais hoje em dia, que os apartamentos estão cada vez menores.
– Gatos são extremamente carinhosos e amorosos com seus donos
Curiosidade
O focinho dos gatos funciona como as impressões digitais, ou seja, não existem focinhos iguais.
Para finalizar, lembre-se: é importante levar seu gatinho ao médico veterinário sempre que perceber qualquer mudança de comportamento nele.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.