Projeto foi inspirado em um poema sobre a possibilidade da arte alçar voos
O Balé Teatro Guaíra acaba de lançar um novo vídeo. “Birds” reúne coreografias autorais dos artistas em um projeto coordenado pelo bailarino Reinaldo Pereira. A dança é acompanhada por uma trilha de Tchaikovsky e foi filmada em diferentes cenários urbanos.
Pereira conta que o trabalho surgiu a partir das discussões de um poema homônimo (confira abaixo do vídeo) e tem como objetivo a discussão do potencial do artista de produzir arte e alçar voos. “Partimos de uma discussão de que a dança é uma arte primária e que há milhares de anos usamos o corpo de forma ritualística, para expressas nossos sentimentos e celebrar”, conta.
VEJA TAMBÉM: Exposição do americano Mac Adams, inédita no Paraná, chega ao Museu Oscar Niemeyer
A escolha de Tchaikovsky foi feita pela potência da música do artista russo, que já foi trilha de outros trabalhos do Balé Teatro Guaíra, como “O Lagos dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”, de onde saiu o trecho selecionado para “Birds”. Para a criação das coreografias, os bailarinos fizeram um laboratório de pesquisa de movimento.
Assista ao vídeo “Birds”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=49rgzwm6M7M&feature=emb_logo” loop=”no” muted=”no” /]
Poema Birds
Um homem diz ao dono do circo: “Quero trabalhar no seu circo”
O dono do circo diz: “O que você sabe fazer?”
Ele diz: “Sei imitar um pássaro”
O dono do circo não se impressiona, diz que não tem interesse, pois qualquer um sabe imitar um pássaro
O homem não discute. Ele abre a janela e sai voando
Todo artista tem trabalhos que são meras imitações de pássaro. Mas há algumas poucas vezes em que o artista, de fato, voa
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.