Curta-metragem curitibano será exibido no 6º Santos Film Fest

Confira a programação do festival que apresentará mais de 80 filmes de forma virtual e gratuita

Camile Triska, com assessoria de imprensa
Um curta-metragem curitibano fará parte da programação do 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que começa nesta terça-feira (22/06) e segue até a próxima semana (29/06) com exibição on-line e gratuita pelo site filmesdosantosfilmfest.com.
“Megg, a margem que migra para o centro”, da cineasta curitibana Larissa Nepomuceno, será apresentado dentro da Mostra Humanidades – Curta-Metragem, e ficará disponível para assistir durante todo o festival. O filme, que já recebeu diversas premiações, conta a história da professora Megg Rayara de Oliveira, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, a primeira travesti negra a se formar doutora na UFPR, em março de 2017.
Junto à produção curitibana, serão mais 87 filmes, entre curtas e longa-metragens, dos mais variados gêneros produzidos em todo o Brasil e no exterior, além de uma mostra especial de curtas de animação feitos em escolas e oficinas e atividades formativas (confira a lista completa no final da matéria).
A programação é dividida em sete categorias e quatro mostras especiais, sendo duas delas em homenagem a cineastas. Devido à diversidade de conteúdos inscritos, o festival realizará, pela primeira vez, mostras competitivas divididas entre ficção, documentário e animação. Na categoria de ficção de curta-metragem, ainda serão premiados melhores ator e atriz e, em todas as categorias, melhores direção e roteiro, além do prêmio de melhor filme com voto popular.
Os premiados receberão o Prêmio Toninho Campos – nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua de Santos que existe desde 1934 e foi fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica na cidade.

Pandemia em filme

O festival ainda terá a pré-estreia do filme “Linha de Frente Brasil”, de Elder Fraga. A exibição está prevista para acontecer no formato presencial, na cidade de Santos, no dia 23 de junho, para enfermeiros que foram entrevistados para o longa-metragem, mas também será disponibilizada no formato virtual.

Cena de “Linha de Frente Brasil” em uma UTI de Covid em São Paulo. Foto: Divulgação

“Linha de Frente Brasil” retrata o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a covid-19 e suas implicações em nosso dia a dia. O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos.

Homenagens

Como acontece em todas as edições, o Santos Film Festival também homenageará cineastas. Desta vez, será Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, que terão todos os seus trabalhos exibidos em mostras respectivas e participarão da abertura do festival, em 22 de junho, às 19h30, de maneira virtual, nas redes sociais do festival. A abertura contará ainda com as presenças dos atores Ondina Clais e Luciano Quirino, que batizam os troféus entregues aos homenageados.

VEJA TAMBÉM: Programação do Cine Passeio comemora o Dia Nacional do Cinema Brasileiro

Andrea Pasquini, há mais de 20 anos dirige e produz filmes, programas de TV e publicidade. Realizou, entre outros, o premiado curta-metragem “A História Real” (2001) e os documentários “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, de 2003), “Sempre no Meu Coração” (premiado pelo concurso DocTV de 2006), “Fiel” (finalista no Prêmio Sesi Cinema de 2009) e “Homem Centenário” (2010).
Já Rodrigo Aragão iniciou a carreira aos 17 anos como maquiador de Efeitos Especiais e se tornou o principal nome da área no Brasil e um dos mais destacados da América Latina. A trajetória de Rodrigo Aragão é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções. Em 2005, rodou o seu primeiro curta premiado, “Chupacabra”, e em 2008 lançou o seu primeiro longa-metragem, “Mangue Negro”, que trouxe ao cineasta um reconhecimento internacional e novos prêmios. Em sua filmografia também vale destacar “A Mata Negra”, de 2018, seu primeiro filme em 4K e o épica “O Cemitério das Almas Perdidas”.
Outra homenagem do festival será em forma de uma exposição virtual: Mulher Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas, com curadoria da historiadora Lilliam Tavares, que também é colecionadora de itens da personagem.

Atividades formativas

Mais do que assistir aos filmes, o público ainda poderá participar de diversas palestras, bate-papos e cursos, todos gratuitos. Em breve, serão divulgados os locais de transmissão de cada um deles pelo site santosfilmfest.com, Facebook e Instagram.
Alguns necessitam de inscrições prévias, pois têm vagas limitadas. Confira a programação:
23 de junho
Horário: 8h30
Bate-papo com o ator Sergio Mamberti sobre sua autobiografia Senhor do Meu Tempo
Não precisa de inscrição 
Horário: 19h
Bate-papo Amor ao Cinema, com o crítico Rodrigo Rema
Não precisa de inscrição 
23 a 25 de junho
Horário: 16h30 às 18h30
Oficina de produção audiovisual com Liz Reiz
A oficina irá orientar e questionar quais os caminhos e obrigações ao produzir cinema, além de uma reflexão de quais são os primeiros passos para iniciar uma produção audiovisual
Necessária inscrição NESTE FORMULÁRIO
23, 24, 25 e 27 de junho
Horário: 14h às 16h
Curso LGBTs no Cinema Brasileiro – Panorama Histórico Séculos XX e XXI, com o cineasta Lufe Steffen
Será traçada uma linha do tempo cronólogica, ao longo das décadas do século XX, chegando até os dias atuais, passando pelas décadas de 2000 e 2010. Para compôr essa trajetória, serão citados, comentados e debatidos diversos filmes – incluindo exibição de pequenos trechos dos mais marcantes e simbólicos e filmes brasileiros que trazem personagens LGBTs em suas tramas.
Necessária inscrição NESTE FORMULÁRIO
23 a 29 de junho
Horário: sempre 10h às 12h
Bate-papo com realizadores e cineastas dos filmes da programação, com mediação da jornalista Wania Gomes
Não precisa de inscrição 
24 de junho
Horário: 19h às 21h30
Bate-papo com jurados do festival, com mediação de Paula Azenha
Não precisa de inscrição 
25 de junho
Horário: 19h às 20h30
Bate-papo com o escritor e roteirista Ferréz, autor de “Capão Pecado” e roteirista da série “9mm”, com mediação de André Azenha
Não precisa de inscrição 
Horário: 21h às 22h
A Arte do Cinema Independente no Brasil, com o cineasta Diego da Costa, diretor de “A Plebe é Rude”, “Selvagem” e “Cowboys do Apocalipse”, todos exibidos em edições anteriores do festival, sendo os dois primeiros premiados
Não precisa de inscrição 
26 de junho
Horário: 14h às 16h
Palestra “Filmes que retratam a superação”, com o crítico Waldemar Lopes
Não precisa de inscrição 
Horário: 15h às 18h
Masterclass de animação, em parceria com o Sesc Santos
Será necessário inscrição, mas link ainda não foi divulgado
Horário: 17h às 18h30
Bate-papo O Amor ao Cinema, com o crítico Rodrigo Rema e mediação André Azenha
Não precisa de inscrição 
Horário: 19h às 20h30
Bate-papo com o crítico de cinema Luiz Carlos Merten e mediação de André Azenha
Não precisa de inscrição 
Horário: 21h às 22h
Bate-papo O cinema como arte de superação, com Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô, com mediação da jornalista Bárbara Farias
Não precisa de inscrição 
27 de junho
Horário: 19h às 20h30
Bate-papo “Representatividade Trans”, com a cineasta Julia Katharine, o ator Daniel Veiga e a ativista Jacque Cortez
Não precisa de inscrição 
Horário ainda não definido
Bate-papo com a atriz Ondina Clais, sobre o livro “Ondina Clais: A Dama do Mar – 35 Anos de Travessia”
Não precisa de inscrição 
28 de junho
Horário: 19h às 20h30
O ensino do audiovisual na universidade
Com Audrey Duarte (coordenadora dos cursos de Cinema, Arquitetura, Publicidade e Propaganda e Design na São Judas Unimonte), Marcia Okida (coordenadora do curso de Multimídia na Unisanta) e Wanderley Camargo (coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Cinema na UniSantos). A mediação será da jornalista Bárbara Farias
Não precisa de inscrição 
28 de 29 de junho
Horário: 14h às 18h
Oficina “Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia”, com a premiada diretora Camila Kater e Samuel Mariani
A oficina promoverá uma criação coletiva em que os participantes atuem tanto como protagonistas, dividindo histórias pessoais e transformando-as em animação, como quanto animadores, animando-as em seguida sobre publicações impressas disponíveis em suas casas
Necessário fazer inscrição NESTE FORMULÁRIO
29 de junho
Horário: 13h30
Bate-papo com o ator Luciano Quirino
Não precisa de inscrição 

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES DO 6º SANTOS FILM FEST

CURTA DE ANIMAÇÃO NACIONAL
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– Eternidade / Direção: Lara Mendes Salsa
– Livre-se / Direção: Matheus Lopes e Vinícius de Lima
– Minha Primeira Memória / Direção: Lara Mendes Salsa
– O Celaticomus / Direção: Marcelo Tannure
– O Mundo de Clara / Direção: Ayodê França
– Peixinho / Direção: Edson Germinio
– Rasga Mortalha / Direção: Thiago Martins de Melo
CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO NACIONAL
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– Bago Sujo / Direção: Giordanna Forte
– Descontrole / Direção: Guilherme G. Pacheco
– Duda / Direção: Carol Lobo
– E Agora Você / Direção: Edson Lemos Akatoy
– Esta é a República Aristocrática / Direção: Marcelo Mendes
– Nada Além de Mim / Direção: Thiago Lopes
CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO NACIONAL
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– Cartas para Cecília / Direção: Denise Szabo
– O Gaiteiro que Desceu da Caravela / Direção: Juan Quintáns
– Por Favor, Socorro / Direção: Sinval de Abranches
– Posso Fazê Nada! / Direção: Welyton Crestani
– Pra se Manter São / Direção: Renato Caetano
– República das Saúvas / Direção: Piero Sbragia
REGIONAL BAIXADA SANTISTA
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– Corrente Séria / Direção: Tales Ordakji e Cibele Gonçalves
– Da Linha Pra Cá / Direção: Glauber Gonçalves
– Slim 2N / Direção: Glauber Gonçalves
– Doc de Domingo – Danilo Rodrigues / Direção: Eduardo Ferreira e Gaspar Lourenço
– Imagens De Um Sonho / Direção: Leandro Olimpio
– Llucmajor / Direção: Bruno Landin
– Madrugada / Direção: Eduardo Tomas
– Pouca Farinha Muito Mar
– Shio (Maré) / Direção: Bruno Landin
– Sua Geração Pela Minha / Direção: Isabella Graça
MOSTRA HUMANIDADES – CURTA-METRAGEM
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– Carta ao Magrão / Direção: Pedro Asbeg
– Entreposto / Direção: Gabriel Vilela e Lucas Xavier
– Gaz / Direção: Helen Lopes
– Justiça e Igualdade / Direção: Felipe Nepomuceno
– Licença Poética / Direção: Ilaine Melo
– Megg – A Margem que Migra Para o Centro / Direção: Larissa Nepomuceno
– Rosas do Asfalto / Direção: Daiane Cortes
– Utopia / Direção: Rayane Penha, documentário
– Veio de Resistência / Direção: Elinaldo Rodrigues
– Vozes da Rua / Direção: Márcio Coutinho, documentário
MOSTRA HUMANIDADES – LONGA-METRAGEM
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– A senhora que morreu no trailer / Direção: Alberto Camarero e Alberto de Oliveira
– A Terra Negra dos Kawa / Direção: Sérgio Andrade
– Camadas das águas invisíveis / Direção: Antonio Augusto Teixeira
– Delírios – Filosofia e reflexão no túnel da morte / Direção: Marcelo Monteiro
– Doidos de Pedra – O paraíso ameaçado / Ddireção: Luiz Eduardo Ozório
– Madrigal para um Poeta Vivo / Direção: Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho
– Meio Irmão / Direção: Eliane Coster
– Nada que eu queria dizer / Direção: Sergio Gag
– Nas Asas da Pan Am / Direção: Silvio Tendler
– Pureza, 101 / Direção: Renato Barbieri
– Serráqueos / Direção: Rodrigo Campos
– Vidas Barradas / Direção: Cid Faria
CURTA-METRAGEM ESTRANGEIRO
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho
– A Pelotas Caridosa – Poemas Lidos de Lobo da Costa / Direção: Luís Fabiano Soares Gonçalves, ficção, Lisboa, Portugal
– A Última Morada de João Simões Lopes Neto / Direção: Márcio Kinzeski, ficção, Lisboa, Portugal
– Bedecked Embelezado / Direção: Roderick Steel, documentário (experimental), São Paulo, SP
– Contraços / Direção: Ralph Campos e Renan Collier, suspense, Rio de Janeiro, Brasil e Portugal
– Janelas pelo Mundo – AM to PM, título original: Windows to the World – AM to PM / Direção: Bia Oliveira, comédia – dramática, Rio de Janeiro, Brasil e EUA
– Pisando No Vazio, título original: Pisahueco / Direção: Sergio Fernández Muñoz, drama, Lima, Perú
LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
– O Teatro e a Peste de Antonin Artaud – Título original: Antonin Artaud’s The Theatre and the Plague / Direção: Wolfgang Pannek – de São Paulo
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 27 de junho, às 17h, com reprise no dia 28 de junho, às 13h
– Flávio Dornelles – Palcos de Minha Vida / Direção: Luís Fabiano Gonçalves – de Lisboa
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 27 de junho, às 19h, com reprise no dia 28 de junho, às 15h
– Era uma vez um povoado – A história de Caimanes – Título original: Había una vez un pueblo – La historia de Caimanes / Direção: Matías Palma – de Niterói
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 27 de junho, às 21h, com reprise no dia 28 de junho, às 17h
LONGAS-METRAGENS NACIONAIS
– Chico Mario – A Melodia da liberdade / Direção: Silvio Tendler
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 23 de junho, às 19h, com reprise no dia 24 de junho, às 15h
– dElas / Direção: Carolina Capelli
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 23 de junho, às 21h, com reprise no dia 24 de junho, às 17h
– Extermínio / Direção: Mirela Kruel
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 24 de junho, às 19h, com reprise no dia 25 de junho, às 15h
– Lula Lá: De Fora Pra Dentro / Direção: Mariana Vitarelli Alessi
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 24 de junho, às 21h, com reprise no dia 25 de junho, às 17h
– Muribeca / Direção: Alcione Ferreira & Camilo Soares
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 25 de junho, às 19h, com reprise no dia 26 de junho, às 15h
– O Artista e a Força do Pensamento / Direção: Elder Fraga
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 25 de junho, às 21h, com reprise no dia 26 de junho, às 17h
– O Sonho do Inútil / Direção: José Marques de Carvalho Jr
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 26 de junho, às 19h, com reprise no dia 27 de junho, às 15h
– Oxente, Bixiga! / Direção: Daniel Fagundes e Fernanda Vargas
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 26 de junho, às 21h, com reprise no dia 27 de junho, às 17h
– Projeto Herdeiro de Baden Powel / Direção: Fábio José Pimentel
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 28 de junho, às 19h, com reprise no dia 29 de junho, às 15h
– Vira-Latas / Direção: Daniel Torres e James Salinas
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 28 de junho, às 21h, com reprise no dia 29 de junho, às 17h
RETROSPECTIVA ANDREA PASQUINI
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho

– A História Real
– Fiel
– Homem Centenário
– Os Melhores Anos de Nossas Vidas
– Sempre no Meu Coração
RETROSPECTIVA RODRIGO ARAGÃO 
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho
– A Mata Negra
– A Noite do Chupacabras
– As Fábulas Negras
– Mangue Negro
– Mar Negro
– O Cemitério das Almas Perdidas
ANIMAÇÃO – NOVOS OLHARES
Filmes ficarão disponíveis no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho
– A Cidade Imortal / Direção: Marco Túlio Rodrigues e Alunos do curso de Formação em Leitura e Animação do Projeto – Ilha da Imaginação – edição 2019
– Dia do Manguezal / Direção: Crianças dos Grupos 6A e 6B do CMEI Jacyntha Simões
– Mata / Direção: Ian Campos
– Pig Brothers / Direção: Julio Quinan e Alunos do curso de Formação em Leitura e Animação do Projeto Ilha da Imaginação – edição 2019
– Renascida das Águas / Direção: Julio Quinan e Alunos do curso de Formação em Leitura e Animação do Projeto Ilha da Imaginação – edição 2019
– Star Pigs / Direção: Marco Túlio Rodrigues e Alunos do curso de Formação em Leitura e Animação do Projeto Ilha da Imaginação – edição 2019
– Vento Viajante / Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí
SESSÕES ESPECIAIS
– Pré-estreia: Linha de Frente Brasil / Direção: Elder Fraga
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com no dia 23 de junho às 20h45
– Especial: Vou Nadar Até Você / Direção: Klaus Mitteldorf
Exibição no site filmesdosantosfilmfest.com em data ainda não divulgada
– Lançamento: Zoantropia / Direção: Wladimyr Cruz
Filme ficará disponível no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho
– Resgate histórico: A Moreninha
Filme ficará disponível no site filmesdosantosfilmfest.com das 0h01 de 23 de junho às 12h de 29 de junho
 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Violonista Welton Nadai faz apresentação gratuita em Curitiba; O repertório é erudito e popular

No próximo dia 03 de maio, o violonista Welton Nadai faz apresentação gratuita em Curitiba, no Auditório Antônio Carlos...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.