Projeto Telas Literárias tem encontros gratuitos sobre obras alemãs contemporâneas com tradução para o português
O resgate da história de uma família de judeus que acaba se espalhando pela Europa durante o período nazista é o tema de “Talvez Esther”, de Katja Petrowskaja, que será debatido no próximo Telas Literárias, clube de leitura virtual realizado em parceria pelas Bibliotecas dos Goethe-Institut de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e os escritórios do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst).
O encontro acontece na próxima quinta (13/05), às 17h. Para participar, é necessário fazer uma inscrição gratuita pelo pelo e-mail daad_sao_paulo@daad.org.br. A leitura prévia do livro não é obrigatória. Quem tiver interesse em adquirir a obra, o Goethe-Institut disponibiliza um cupom de desconto na página do evento, disponível NESTE LINK, por tempo limitado, para ser utilizado na compra pelo site da Companhia das Letras.
Lançado em 2014, “Talvez Esther” levou importantes prêmios de literatura de língua alemã e foi publicado no Brasil em 2019, com tradução de Sergio Tellaroli pela Companhia das Letras. Na obra, a autora tenta recuperar a história de sua própria família, mas descobre uma ausência de informações. A destruição causada pelo nazismo não só vitimou pessoas, como também todas as suas memórias. Assim, Petrowskaja ainda reflete sobre como a violência se estende pelo campo da história e palavras enquanto busca conhecer melhor seus antepassados.
A jornalista Gisele Eberspächer conduzirá a conversa. Mestre e doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, ela publicou recentemente a tradução da peça “O Presidente”, de Thomas Bernhard, feita em parceria com Paulo Rogério Pacheco Júnior, pela Editora UFPR. É crítica literária desde 2012, tanto no Jornal Rascunho quanto no canal “Vamos falar sobre livros?” no YouTube.
Este é o segundo encontro do Telas Literárias, criado para ajudar a difundir a literatura alemã contemporânea. O clube de leitura virtual acontece mensalmente, sempre com um mediador diferente debatendo uma obra ou um autor que tenham tradução para a língua portuguesa. A programação é disponibilizada no site do Goethe-Institut São Paulo em Eventos – São Paulo – Goethe-Institut Brasilien e pelas redes sociais de cada Instituto
Alemanha em Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o instituto possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.
O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento remoto de segunda a sexta, das 10h às 17h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba.