Mesmo fechados, diversos centros culturais da capital paranaense têm programação virtual
Redação, com assessoria de imprensa
Com o fechamento de espaços culturais provocado pela pandemia, museus, bibliotecas, teatros e outros institutos se adaptaram ao momento, inaugurando exposições, oficinas artísticas, cursos e outras atividades on-line para o público.
VEJA TAMBÉM: Festival MANIFEST retorna neste fim de semana com nove shows inéditos
Mesmo nos momentos em que são permitidas algumas reaberturas, o conteúdo virtual continua ativo e disponível, para que as pessoas aproveitem sem sair de casa.
Confira oito dicas de projetos, eventos e museus da capital paranaense com opções de atividades virtuais:
Bienal On-line
A primeira edição virtual da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba iniciou sua programação oficial em abril. Até dezembro, muito conteúdo digital será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais do evento. Neste mês, o destaque é para videoarte: cinco artistas (duas brasileiras e três estrangeiros) têm seus trabalhos transmitidos no Instagram @bienaldecuritiba. A Bienal On-Line convocou ainda artistas independentes que enviaram suas obras para participar da ação, sendo compartilhadas pelos Stories. Mais informações no site www.bienaldecuritiba.com.br.
Centro Cultural Teatro Guaíra
A partir desta sexta-feira (23/04), o Centro Cultural Teatro Guaíra inicia uma série de aulas de dança. Os encontros são semanais, a partir das 13h, sempre pela plataforma Zoom, sem necessidade de inscrição prévia – mas a lotação das salas virtuais é de 100 pessoas. Temas como composição, condicionamento físico e improviso fazem parte da programação, que está detalhada AQUI.
Centro Juvenil de Artes Plásticas
O Centro Juvenil de Artes Plásticas já iniciou uma programação de aulas dedicadas ao público infantojuvenil. Algumas oficinas ainda têm vagas abertas pelo formulário digital. Há turmas dedicadas a crianças de 8 a 12 anos (como a de Artes Visuais) até os adolescentes de 15 (como os cursos de Fotografia e Teatro). Uma demanda dos próprios alunos tem sua primeira classe: Cultura do Skate, que além de falar do esporte, ainda discute artes visuais ligadas ao skate. Todas as aulas acontecem de forma remota, por plataformas de videoconferência.
Biblioteca Pública do Paraná
Os livros editados pelo selo Biblioteca Paraná podem ser baixados gratuitamente no site oficial. São mais de 40 obras, entre antologias, infantis, vencedores do Prêmio Paraná de Literatura e as publicações de depoimentos do evento Um Escritor na Biblioteca, que desde 1984 recebeu nomes como Paulo Leminski, Nélida Piñon e Milton Hatoum. Publicações regulares da Biblioteca, como Jornal Cândido, e uma fanzine eletrônica para crianças lançada durante a pandemia, a Era Uma Zine, também podem ser conferidas no site.
Cine Passeio
Mesmo com suas salas fechadas, o Cine Passeio continua exibindo filmes, mas no formato on-line. Todas as quintas-feiras, uma nova programação entra no site com opções gratuitas e pagas – a desta semana você pode conferir AQUI. O cinema ainda promove masterclasses gratuitas aos sábados, sobre variados assuntos cinematográficos, e nas segundas-feiras são publicados podcasts de conversas com artistas e profissionais do cinema.
Museu Paranaense
O Museu Paranaense e o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões lançaram podcasts, por meio do programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, que buscam levar a pesquisa em acervos ao público. A primeira série de podcasts é sobre os acervos relacionados à erva-mate, abordando a perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis no no Facebook e Instagram do Museu Paranaense e no Facebook e Instagram do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Museu Oscar Niemeyer
Se não dá para ir até o museu mais querido de Curitiba, ele vai até você. Pelo hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, lançado pelo MON durante a pandemia, o público tem acesso à exposições gratuitas, oficinas artísticas e outras atividades que são realizadas virtualmente.
Conservatório de MPB
O Terça Brasileira e o Domingo 11h30, projetos que são realizados pelo Conservatório de MPB de Curitiba ao longo do ano, estão com uma temporada on-line especial. Vídeos exclusivos são disponibilizados semanalmente no Facebook Conservatório de MPB.
Os vídeos trazem diferentes grupos musicais, que gravaram três músicas autorais ou de compositores nacionais para cada formação, englobando diversos gêneros musicais, entre eles música popular brasileira, clássica, infantil, samba, reggae e baião.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.