Seminário gratuito, promovido pelo Vale do Pinhão, reunirá especialistas que apresentarão inovações na área da saúde desenvolvidas em Curitiba
Para discutir os desafios e mostrar exemplos de sucesso em inovação na área da saúde, o Vale do Pinhão promove na próxima terça-feira, 12 de junho, a partir das 14h, o seminário “Saúde 4.0 – Como inovar a Saúde no Brasil”. O evento acontece no Engenho da Inovação e reunirá especialistas, profissionais de saúde e empreendedores que buscam novos conhecimentos e inovações que garantam à população um atendimento médico mais humano e de melhor qualidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.agencia.curitiba.pr.gov.br/eventos.
Entre os palestrantes está o cardiologista João Vítola, diretor geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, centro médico referência nacional em pesquisas de diagnóstico voltado ao combate do câncer e de doenças cardiovasculares. “Nosso Departamento de Inovação tem realizado pesquisas e estudos para novos protocolos nos tratamentos cardiológicos e de câncer, que estão permitindo trazer recursos de instituições internacionais para Curitiba”, revela.
Segundo Vítola, a Quanta investe, anualmente, cerca de R$ 6 milhões em pesquisa e inovação, por meio de recursos próprios, financiamentos e acordos internacionais. Hoje, o centro médico tem cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) e também com a Sociedade Americana de Cardiologia Nucler (ASNC). O cardiologista irá falar sobre o tema “Como anda o coração dos curitibanos e onde podemos inovar”.
Na área da saúde pública, será apresentado o Sistema de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (E-saúde), que permitiu a implantação de prontuário eletrônico em Curitiba. A superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, mostrará que o uso da tecnologia está permitindo a sistematização e a socialização da informação, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão em saúde dos curitibanos.
O prontuário eletrônico, hoje implantado em 111 Unidades de Saúde e oito UPS de Curitiba, permite o acesso em tempo real à informação das pessoas atendidas. “Essa tecnologia possibilita a integração e comunicação entre os usuários e os profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado. Tudo no tempo certo, com qualidade, segurança e confiabilidade”, complementa Beatriz.
O seminário também terá palestras do professor Cleverson Cunha, coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordará o tema “Inovando em Saúde Juntos”, e o médico Fernando Carbonieri, CEO and fundador da Academia Médica, que falará sobre “Por que inovação em saúde é tão diferente e difícil?”.
SERVIÇO: Saúde 4.0 – Como inovar a Saúde no Brasil
Data: 12 de junho
Horário: 14h
Local: Engenho da Inovação – Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.agencia.curitiba.pr.gov.br/eventos