Entre os dez primeiros no ranking, MON é o único museu fora do eixo Rio-São Paulo
O Museu Oscar Niemeyer (MON) entrou na lista dos museus brasileiros mais famosos no Instagram, segundo a Musement, plataforma digital de descobertas de experiências pelo mundo. Classificado em quarto lugar, o MON alcançou mais de 47 mil publicações. Entre os dez primeiros no ranking, é o único fora do eixo Rio-São Paulo.
Outras instituições brasileiras que entraram no ranking são: MASP (SP), Museu do Amanhã (RJ), Museu Nacional (RJ), Museu de Arte (RJ), Museu da Casa Brasileira (SP), Museu Afro Brasil (SP), Museu da República (RJ), Museu da Língua Portuguesa (SP) e Museu Histórico Nacional (RJ).
Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer, administrado pelo Governo do Paraná, é o maior museu de arte da América Latina. Com um espaço que tem mais de 35 mil metros quadrados, sendo 17 mil somente para a área de exposições, o MON tem um acervo com aproximadamente 7 mil peças.
VEJA TAMBÉM: Parque São Lourenço ganha o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin
Entre os artistas com obras nesse acervo estão Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand e outros. As peças ficam na Reserva Técnica e no Laboratório de Conservação e Restauro, onde são armazenadas seguindo critérios museológicos internacionais e selecionadas periodicamente para exposições no local.
O Museu Oscar Niemeyer já recebeu cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. A cada ano são realizadas mais de 20 exposições, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.
O local está fechado temporariamente para visitas seguindo as determinações do decreto municipal nº 1710/2020. Contudo, são disponibilizadas atividades virtuais no hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, no Facebook e no Instagram.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.