Comércio e feiras foram liberados para funcionar apenas neste domingo, 20 de dezembro, dia da semana em que estão proibidos de abrir
Por Camile Triska, com informações da Prefeitura de Curitiba
Embora a Prefeitura de Curitiba e Secretaria Municipal de Saúde tenham prorrogado a bandeira laranja na capital por mais 22 dias, a partir de 18 de dezembro, de acordo com o novo decreto municipal nº 1710, foi aberta uma exceção, por causa da proximidade do Natal, que permite o funcionamento do comércios e feiras neste domingo (20/12), dia da semana em que estão proibidos de abrir.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, essa é uma medida de equilíbrio para diluir o movimento da semana natalina, mas não flexibiliza protocolos de segurança obrigatórios, como controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos.
As feiras especiais de Natal são duas que abrirão, lembrando que continuam até o dia 23 de dezembro. Na Praça Osório, os horários são das 10h às 21h, de segunda a sábado, e das 14h às 19h30 no domingo. Já a da Santos Andrade é das 10h às 20h, de segunda a sábado, e das 12h às 18h no domingo.
VEJA TAMBÉM: Natal consciente e sustentável: Cestas com produtos agroecológicos são opções de presente
Outra feira que estará aberta neste domingo é a do Largo da Ordem, excepcionalmente com horário estendido, das 9h às 17h. Desde agosto, os artesão também expões aos sábados, das 9h às 14h. A quantidade de barracas está reduzida – são, no máximo, 300 por dia.
Contudo, é importante lembrar que a flexibilização para o comércio no domingo é somente neste fim de semana. “Passado o dia 20 (dezembro) as regras restritivas dos domingos voltam automaticamente à vigência”, ressalta Márcia Huçulak.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.