Pausa Dramática: 37 anos de “Thriller”, fortes candidatos ao Oscar e outras dicas culturais

Confira as estreias nos streamings, a história do videoclipe de “Thriller”, dicas de filmes com Julianne Moore e outras sugestões para curtir em casa

Por Flávio Jayme

FILMES E SÉRIES

Dezembro, tradicionalmente, é a época do ano em que as produções com intenções de concorrer ao Oscar no ano seguinte chegam às telas.
Como tudo este ano está diferente (até o Oscar, que acontecerá somente em abril e os indicados podem estrear até março de 2021), os possíveis indicados no ano que vem estão chegando aos streamings.
É o caso de Mank, que mesmo antes da estreia desponta como um dos favoritos ao maior prêmio do cinema.

“Mank” conta a história dos bastidores da produção de Cidadão Kane. Foto: Divulgação

O longa passado na década de 30 em Hollywood, estrelado por Gary Oldman e Amanda Seyfried, conta a história dos bastidores da produção de Cidadão Kane. Dirigido por David Fincher (de A Rede Social e Seven), Mank estreia hoje na Netflix.
Aliás, é BASTANTE aconselhável que se você não viu, assista antes Cidadão Kane, que está disponível na Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Store.
Veja o trailer de Mank
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=aSfX-nrg-lI” loop=”no” muted=”no” /]
Também cotado para o Oscar, estreia na Amazon Prime o longa Sound of Metal. A produção conta a história de um músico, tocador de bateria, que percebe que está perdendo a audição. Com o apoio de sua namorada Lou (Olivia Cooke), ele decide se mudar para uma comunidade de pessoas surdas a fim de repensar sua vida.

Desde sua estreia no Festival de Toronto em setembro, o filme vem arrancando elogios dos críticos, especialmente para a performance de Riz Ahmed como o protagonista.
Veja o trailer
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=VFOrGkAvjAE” loop=”no” muted=”no” /]
Fora da esteira do Oscar, chega na Netflix hoje a série Selena, que conta a história da cantora Selena Quintanilla. Estrelada por Christian Serratos como a protagonista, a produção acompanha a trágica história de Selena, morta aos 23 anos no auge da carreira.
Selena é uma das mulheres latinas que mais venderam discos na história da música. Foto: Reprodução

Selena já tinha uma biografia no cinema também batizada com o seu nome estrelada por Jennifer Lopez e é uma das mulheres latinas que mais venderam discos na história da música, com mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo.
Veja o trailer
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=VIICE-FReXc” loop=”no” muted=”no” /]
No Disney+, uma das estreias mais esperadas do ano finalmente está entre nós: a versão live action de Mulan. A história, que a gente conhece bem, traz mudanças grandes com relação à animação e uma nova visão da lenda chinesa da garota que se disfarça de homem para ir pra guerra.
Visualmente deslumbrante, o filme não deixa nada a dever aos melhores filmes de ação do gênero, além de apresentar a personagem e sua história sob uma nova perspectiva.
LEIA AQUI a resenha do filme e veja abaixo o trailer
[arve url=”https://youtu.be/S0yqQM5nJOo” loop=”no” muted=”no” /]
Outra estreia esperada no Disney+ que também chega hoje ao serviço é o Especial de final de ano de Star Wars.
Foto: Divulgação

LEGO Star Wars: Especial de Festas retrata personagens de diferentes trilogias da franquia durante a comemoração do Dia de Vida, um feriado comemorado pelo simpático Chewbacca e sua raça, os Wookies.
Assista ao trailer
[arve url=”https://youtu.be/rsXfe4nX6tw” loop=”no” muted=”no” /]
Em mais uma incursão pelo mundo das fadas e princesas, a Disney lança hoje também o longa original Fada Madrinha. O filme conta a história de uma fada em treinamento que vai decidir ajudar uma mulher adulta a voltar a acreditar no amor e no “felizes para sempre” depois de várias desilusões.
Assista ao trailer
[arve url=”https://youtu.be/KcsGwuc_q24″ loop=”no” muted=”no” /]
E esta semana foi o dia de comemorar as seis décadas de vida da incrível Julianne Moore.
A atriz, que tem um Oscar e outras três indicações, conta mais de 100 produções em seu currículo, indo da comédia ao drama em papéis quase sempre marcados pela emoção.
Julianne Moore tem mais de 100 produções em seu currículo. Foto: Divulgação

O Pausa Dramática fez uma lista com 15 filmes da ruiva pra você assistir ou reassistir. Para acessar a lista, é só clicar AQUI.

DICAS DE MÚSICA

A diversão desta semana foi descobrir suas músicas e artistas mais ouvidos do ano no Spotify. A função do aplicativo, que é disponibilizada todo final de ano, trouxe desta vez a novidade de contar também quais foram os podcasts mais ouvidos.

Acessando o link, o usuário descobre a música que mais ouviu (e até quantas vezes ouviu), os artistas, gêneros, podcasts e diversas outras informações bacanas para compartilhar. Para descobrir o seu, é só clicar AQUI.
Esta semana, no dia 2 de dezembro, o clipe de Thriller completou 37 anos de estreia. Em 1983, Michael Jackson lançava o que é ainda o maior clipe da história da música. O vídeo, que inaugurou a onda dos clipes-curta metragens, tem quase 15 minutos de duração e custou $500 mil dólares.

Foto: Reprodução

Dirigido por John Landis, conhecido pelo sucesso em filmes como “Os Irmãos Cara de Pau” (1980) e “Um lobisomem americano em Londres” (1981), o clipe de “Thriller” revolucionou as regras da promoção musical e se tornou rapidamente um fenômeno mundial.
Quando o vídeo foi lançado, já fazia mais de um ano que o álbum estava nas lojas e o clipe ajudou a reanimar as vendas: depois de seu lançamento, o disco voltou para mais 17 semanas no topo dos mais ouvidos e comprados e o ajudou a se tornar o mais vendido tanto de 1983 quanto de 1984.
Depois que a MTV passou a exibir uma versão mais curta do vídeo, a versão completa virou objeto de desejo e foi inserida em uma fita VHS juntamente a um making of. Essa dupla vendeu mais de 10 milhões de cópias, colaborando ainda mais para o reinado espetacular de Michael.
Reveja a versão integral de Thriller
[arve url=”https://youtu.be/sOnqjkJTMaA” loop=”no” muted=”no” /]
No mesmo dia 2, a princesinha do pop Britney Spears completou 39 anos (sim, estamos velhos!) e como presente para os fãs lançou a inédita “Swiming in the Stars”.
A faixa, que ficou de fora do disco Glory de 2016 fará parte da edição de luxo do álbum que foi lançada em vinil. O disco ainda tem uma faixa em parceria com os Backstreet Boys.
No Pausa Dramática tem um post especial com os 10 clipes mais bacanas de Britney. Clique AQUI para ver
Ouça “Swiming in the Stars”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=NxUFF6EY2tA” loop=”no” muted=”no” /]
E falando de pop, Lady Gaga lançou hoje um disco de remixes da faixa “911” que traz ninguém menos que o produtor brasileiro Bruno Martini. São três remixes e além do brasileiro os outros dois são assinados por Sofi Tukker e WEISS.
“911” é o terceiro single do álbum Chromatica, lançado em maio deste ano, depois de “Stupid Love” e “Rain on Me”, parceria com Ariana Grande.
Ouça o remix de Bruno Martini de “”911”
[arve url=”https://youtu.be/s9wjeWo12Js” loop=”no” muted=”no” /]

Lives e podcasts do Pausa Dramática

Na próxima semana, o JACCU – Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba faz seu último episódio de 2020 e comenta os prováveis indicados ao Oscar 2021 ao lado do crítico Paulo Camargo. A live do JACCU vai ao ar na terça-feira, a partir das 19h30, no canal do Pausa Dramática no Youtube. E no dia seguinte, os episódios estão disponíveis em versões podcast no Spotify e demais agregadores de áudio.
O JACCU agora também tem uma newsletter pra você assinar e receber no seu e- mail as novidades culturais de Curitiba. O informativo ainda terá parcerias com diversos estabelecimentos da cidade oferecendo descontos e muito mais. Para se cadastrar, é só clicar AQUI.
 
A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img