“Breves palavras línguas e outras vozes” é apresentada pela Grupo Obragem de Teatro, idealizador da mostra
Neste próximo sábado (21/11), o espetáculo “Breves palavras línguas e outras vozes” encerra a programação da 3ª Mostra MOVE de Teatro, que apresentou sete peças inéditas de companhias curitibanas, além dessa última, produzida pela Grupo Obragem de Teatro, idealizador da mostra.
A peça, que apresenta uma reflexão sobre o valor da vida, é resultado da parceria entre Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, que há mais de 18 anos investigam temas relacionadas à afetividade humana, à presença do ator em cena e ao movimento dos estados corpóreos.
Em cena, Infelicíssimo, um homem na iminência da morte, marca um encontro com figuras que estiveram sempre ao seu lado para uma despedida e um acerto de contas. Ao percorrer sua memória e entender sua trajetória, Infelicíssimo se dá conta de que sempre esteve sozinho e nunca foi amado. Então, incansavelmente, tenta encontrar explicações para fatos obscuros que determinaram seus momentos de vida e morte.
VEJA TAMBÉM: II Mostra Paraná de Teatro de Bonecos On-line terá espetáculos e oficinas gratuitas
O monólogo se mostra como uma contundente metáfora sobre os sentimentos que os seres humanos, isolados em suas casas, atravessam nesse período. Ao mesmo tempo em que são tomados de incertezas, também são soterrados com notícias de abusos aos direitos humanos e desrespeito à natureza.
“A peça apresenta uma cena e um personagem que transcendem o realismo e essa qualidade desperta identificações impensáveis, com o conturbado período que vivemos”, revelam os criadores Eduardo Giacomini e Olga Nenevê.
A transmissão, que é gratuita, acontece a partir das 20h pelo YouTube da Espaço Obragem de Teatro. Nesta sexta (20/11), no mesmo horário, ainda acontece uma entrevista com os artistas do grupo.
Criado em 2002, o Grupo Obragem é caracterizado por seu perfil investigativo e pela construção de uma linguagem particular de expressão artística, atuando em ações integradas de criação, intercâmbios artísticos e formação de plateia. Para o grupo, a arte é meio de transformação dos modos de agir, pensar e participar da sociedade.