Instituto tem acervo com mais de 3 mil peças que ajuda a narrar a história e cultura paranaense
Para celebrar seus dez anos de atividades, o Instituto Montes Ribeiro, espaço voltado ao resgate, preservação e difusão da história e da cultura paranaense, estará aberto com uma programação especial neste próximo sábado (17/10), das 10h às 16h. Para visitar o local, é necessário fazer agendamento pelo e-mail contato@institutomontesribeiro.com.br ou pelos telefones (41) 99992-7349 e (41) 3598-4890
O visitante poderá conferir as exposições “Montes e Ribeiro: Objetos de Família”, na Sala Museu do IMR, “29 Anos de Artes Visuais – Luiz Arthur Montes Ribeiro”, na Galeria, além de um menu comemorativo assinado pelo artista na Cozinha Autoral.
No mesmo dia, ainda será rezada uma missa comemorativa, às 17h, celebrando o aniversário do Instituto Montes Ribeiro e o nascimento do patrono Arthur João de Maria Ribeiro, na Igreja de Santo Estanislau (Rua Emiliano Perneta, 441 – Centro).
O Instituto Montes Ribeiro (IMR), localizado na região central de Curitiba, foi fundado pelo artista visual, escritor e chef de cuisine Luiz Arthur Montes Ribeiro, natural de Ponta Grossa e radicado em Curitiba. O espaço possui uma Sala Museu, uma Galeria de Arte, um Ateliê de Literatura, uma Cozinha Autoral e tem um acervo com mais de 3 mil peças que narram a história do Paraná, reunido pelo artista ao longo de décadas de pesquisa e catalogação.
VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer reabre ao público com exposição inédita
“Tendo como patrono Arthur João de Maria Ribeiro, falecido em outubro de 2011, o Instituto desenvolve projetos nas áreas das Artes Visuais, Literatura, Gastronomia e Educação. Preserva ainda a memória das famílias Montes e Ribeiro, originárias dos Campos Gerais, com residência em Curitiba. A narrativa da história destas famílias, através de objetos, documentos e obras de arte, também se mescla à própria narrativa da história e da cultura paranaenses”, aponta Luiz Arthur Montes Ribeiro.
O endereço é Avenida Vicente Machado, 160, 4º andar, conjunto 43 – Centro. Mais informações no Facebook do instituto.