O ciclo de cinema apresentará filmes que abordam o direitos humanos na Cinemateca de Curitiba
A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), está promovendo o “2º Ciclo de Cinema e Direitos Humanos”, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Os encontros vão até o dia a 4 de julho, sempre na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita e estudantes da UFPR que participarem de, no mínimo, quatro encontros, receberão um certificado de Curso de Extensão.
“O ciclo de Cinema tem como finalidade debater temáticas contemporâneas, relevantes e diversificadas sobre a questão dos direitos humanos no Brasil e na América Latina”, disse Sônia Virmond, diretora da ESEDH.
O primeiro filme do ciclo, exibido na última quarta-feira, 2 de maio, foi “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburguer. Já no dia 9 de maio, aconteceu a exibição do “El Patrón”, do argentino Sebastián Schindel. No terceiro encontro, o filme apresentado foi Terra Vermelha, de Marcos Bechis. Já no quarto encontro, dia 6 de junho, o filme exibido foi Linha de Passe, deWalter Salles e Daniela Thomas. No dia 20 de junho, foi apresentado o filme “Quase dois irmãos”, de Lúcia Murat. Confira as data e horário do próximo encontro, que encerra o ciclo:
Data: 4 de julho
Horário: 19h
Tema: Direito ao Passado.
Filme: Narradores de Javé – Eliane Caffé, 2003, 100 min, Brasil
Debatedor: Clóvis Gruner (UFPR – DEHIS)
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco.