Alergias e infestações por parasitas são mais comuns em gatos e cães na primavera
Por Jacqueline Felippetto
Em breve, iniciará a primavera e alguns pets podem ser afetados com a chegada da nova estação. A alergia é muito comum nessa época, devido ao aumento da presença de pólen das flores e da poeira, pois o tempo ainda fica mais seco. Geralmente os pets com alergia apresentam coceira, vermelhidão na pele, descamação, irritação e queda de pelo também é comum.
A dermatite alérgica à picada de pulgas em cães e gatos é maior nessas épocas que têm aumento de temperaturas, por isso todo o cuidado é pouco. O controle desses parasitas no seu animalzinho é primordial e deve ser feito no início da primavera e também durante o ano todo para evitar a infestação desses parasitas neles e em sua casa também.
Os principais cuidados com cães e gatos na primavera são:
- Manter a vacinação e vermífugo em dia
- Controlar pulgas, carrapatos e mosquitos, pois esses parasitas podem transmitir doenças tanto para animais quanto para humanos. No mercado pet existem inúmeros produtos de excelente qualidade, mas que devem ser indicados pelo médico veterinário.
- Se o pet for alérgico, é importante fazer o acompanhamento veterinário, pois em muitos casos é necessária uma medicação
- Tenha cuidado com picadas de abelhas, aranhas e outros insetos que são muito comuns nessa época. Por isso, a importância de manter o ambiente onde o pet fica sempre limpo e, se tiver quintal, sempre deixar tudo livre do acúmulo de lixo. A higienização do local onde eles ficam é necessário ser feita diariamente com produtos específicos, evitando também as contaminações por bactérias e protozoários.
Qualquer dúvida, sempre converse com o médico veterinário.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.