Podcasts e lives do Museu Paranaense abordam o papel da pesquisa científica

As conversas virtuais abordam pesquisas relacionadas
ao acervo do Museu Paranaense

museu paranaense
Foto: Reprodução/Facebook

Semanalmente, o Museu Paranaense (MUPA) lança em suas redes sociais uma nova edição do projeto MUPA Lab: Pesquisadores do Acervo por meio de podcasts ou lives. Os episódios trazem pesquisadores para falarem sobre suas áreas de atuação, trajetória profissional e pesquisas, todas relacionadas com o acervo do MUPA.
“Trata-se de um ciclo de conteúdo com debates que, em tempos de pandemia, mostram o papel fundamental da pesquisa cientifica na formação de uma sociedade capaz de oferecer respostas em períodos tão difíceis como o atual e expõe a importância do Museu Paranaense como acolhedor da história do Estado”, explica a diretora do MUPA, Gabriela Bettega.
A instituição possui um dos acervos mais importantes da América Latina, é o terceiro museu público mais antigo do Brasil e também tem atua na área da pesquisa, sobretudo em história, arqueologia e antropologia.

Podcasts já disponíveis

O primeiro podcast foi com a professora de história da arte, socióloga e consultora de museus e exposições Amélia Corrêa. Ela falou sobre suas pesquisas de mestrado e doutorado que envolveram o acervo do Museu Paranaense, além de sua participação na curadoria da exposição Em Foco: Iria Corrêa.

VEJA TAMBÉM: MON lança nova versão do programa Artistas do Acervo no YouTube

No segundo episódio, o convidado foi Otavio Zucon, que detalhou seus projetos e pesquisas nas áreas de história, culturas populares, patrimônio imaterial e a comunicação desses saberes através do audiovisual. Gustavo Godoy foi o convidado do terceiro episódio e abordou o ritual da cauinagem da etnia Ka’apor.
Já no quarto episódio divulgado do MUPA Lab, o convidado foi o físico e professor Carlos Roberto Appoloni, que apresentou estudos sobre arte rupestre desenvolvidos em parceria com o departamento de arqueologia do Museu Paranaense.
Todos os podcasts podem ser acessados no Facebook e Instagram do Museu Paranaense.

MUPA Lab Live

O ciclo de conversas ao vivo, em formato de live transmitida pelo Instagram do MUPA, com periodicidade de até duas vezes ao mês, procura expandir a proposta dos podcasts para a interação ao vivo com o público, divulgando as pesquisas de acadêmicos convidados e suas relações de estudo com o acervo instituição.
A última conversa foi com a historiadora Noemi dos Santos Silva e a mediação foi feita pelo historiador Felipe Vilas Bôas. Todas as lives podem ser conferidas também, posteriormente, no IGTV do Museu Paranaense, acessando o perfil do Instagram.

Museu Virtual

Por causa do fechamento temporário causado pela pandemia da covid-19, o Museu Paranaense também está disponibilizando diversos conteúdos virtuais, como vídeos sobre acervo, simpósios, exposições e oficinas. Tudo está disponível nas redes sociais e no site, onde o público também encontra diversos livros para download gratuito.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img