Aprender brincando é a proposta do Centro Juvenil de Artes durante este período de isolamento social
Você conhece a vida e a obra de Alfredo Andersen? E de Guido Viaro? As crianças e adolescentes do Centro Juvenil de Artes (CJAP) conhecem. E mesmo não frequentando as aulas presencialmente, as atividades à distância estão em pleno vapor.
Para driblar o desconforto da pandemia, os professores têm desenvolvido atividades que unem conhecimento e diversão. É o que os alunos do curso de Teatro fizeram ao interpretar personagens das obras de grandes artistas paranaenses, fazendo releituras das pinturas de Alfredo Andersen e Guido Viaro.
Com a ajuda dos pais e munidos dos itens disponíveis em casa, as crianças recriaram cenas, construindo seus próprios cenários e figurinos. Tudo foi registrado por fotos e fez parte do desafio virtual de criar uma cena a partir de uma imagem, exercício comum das aulas de Teatro, que foi transportado para o mundo digital em forma de vídeo e divulgado nas redes sociais do CJAP. “As crianças e seus familiares observaram atentamente as instruções, a iluminação, o ângulo da figura na imagem, o figurino, a maquiagem e o cenário. E acho que o resultado ficou bem bacana com o envolvimento de todos”, comenta a professora Jaira Denardi, que propôs a atividade.
Influências
Os artistas escolhidos já são conhecidos das crianças: Alfredo Andersen e Guido Viaro tiveram suas trajetórias interpretadas pelo grupo em 2019. O CJAP busca sempre trabalhar com os artistas paranaenses em todas as disciplinas, valorizando e dando visibilidade à produção feita no Paraná.
Alfredo Andersen é considerado o pai da pintura paranaense. Nasceu na Noruega, mas viveu e trabalhou em Curitiba de 1902 a 1935. Como pintor e desenhista, documentou sua época. Ensinou como um grande mestre, realizando um trabalho pioneiro na formação de algumas gerações de pintores.
Guido Viaro é um dos responsáveis pela introdução do Paraná na modernidade das Artes Plásticas. Nascido na Itália e viveu em Curitiba de 1927 a 1971. Tanto como artista como professor têm características marcadas pelo incentivo à liberdade, valorização da expressão individual e grande respeito pela produção artística infantil, e foi o grande responsável pela criação do Centro Juvenil de Artes.O vídeo com a montagem das releituras feitas pelos alunos pode ser conferido AQUI.
Acompanhe as atividades do Centro Juvenil de Artes nas redes sociais pelo Facebook e Instragram.
www.cjap.seec.pr.gov.br
Veja também: TV Cultura estreia lives na internet voltadas ao público infantil
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!