2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo apresenta maquetes de trens de todo o país

Ferreomodelistas de vários estados, e até de outros países, mostrarão suas maquetes de trens e participarão de concursos

Entre os dias 10 e 12 de outubro, ferreomodelistas de vários estados, e até de outros países, estarão reunidos no 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo, para mostrar maquetes de trens e falar sobre esse hobby que é um dos mais antigos do mundo.
“Após o sucesso da primeira edição, realizada em abril deste ano, resolvemos organizar um segundo encontro, até como homenagem ao Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Será possível conhecer maquetes maravilhosas que são fixas nas casas dos ferreomodelistas e com tamanhos que tornam inviáveis serem transportadas para eventos físicos. Esse encontro aproxima ferreomodelistas até de outros países, a custo zero, pois eles podem mostrar suas maquetes e projetos de ampliação melhor até do que presencialmente. É a tecnologia encurtando distâncias e proporcionando uma interação sem precedentes no hobby. A maioria absoluta contou que começou a se interessar pelo hobby com uma caixa básica da Frateschi”, explica Renato Albano Petersen Filho, um dos organizadores do evento.
O patrono do 2º Encontro Virtual de Ferreomodelismo será o ferreomodelista Paulo Moretti, de Piracicaba, falecido em abril de 2018. Quem quiser acompanhar o evento, basta acessar o Grupo do Facebook, que é público. Por lá, já é possível assistir entrevistas de ferreomodelistas do Brasil, como José Balan, de Curitiba, e Jayme de Souza Filho, de São Paulo, e também do exterior, como o dinamarquês Pelle Søeborg, editor da Model Railroader, Thorsten Ströven, conceituado modelista alemão, e Leszek Lewinski, modelista e produtor de vídeos polonês. Todos os vídeos estão disponíveis na aba “Mídia”, dentro de “Álbuns”.
A estimativa é que cerca de 10 mil apreciadores desse hobby participem desta segunda edição, que distribuirá 50 prêmios em sete categorias de concursos, incluindo vídeos e fotos: operação de maquete (vídeo de até 3 minutos com alguma manobra de trem elétrico), tutoriais (vídeo no qual o participante mostra alguma técnica de ferreomodelismo, seja para fazer uma árvore, montanha, pintura, implementação eletrônica, entre outros itens), diorama pré-feito (foto de um pedaço de uma maquete já existente, com um cenário mais detalhado), diorama inédito (foto da confecção do diorama), customização (customizar uma locomotiva ou um vagão), foto de cenário de maquete e foto de trem real.

VEJA TAMBÉM: Ventura Shopping apresenta história do sapato em exposição

O evento é organizado pelo grupo Encontro Virtual de Ferreomodelismo, liderado por Luciano Coimbra, de Santa Maria (RS); Renato Albano Petersen Filho, de Porto Alegre (RS); Luiz Augusto Pelisson, de Curitiba (PR); Nacho Rebollo, Alexandre Manzini, Jonas Galdêncio e Eric Paul, todos de São Paulo.
A primeira edição do evento, que acontecem em abril, teve a participação de pessoas de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará. Houve a participação até de pessoas de outros países, como Itália, Portugal, Peru, Argentina e Uruguai. Todos os vídeos estão disponíveis no YouTube.

O que é ferreomodelismo?

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo. Sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente, por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, de norte a sul do país, muitas pessoas têm se interessado pelos trens elétricos em miniatura, seja por pura diversão, hobby ou mesmo para preservar a memória ferroviária do país.