Lançamento do projeto será com projeção na fachada do Hospital das Clínicas, que também será transmitida em redes sociais
Diante do cenário de uma crise sanitária que marca a humanidade e será para sempre lembrada pelas mudanças causadas, os profissionais da saúde se destacaram pelo seu protagonismo e cuidado com o próximo. As experiências que muitos deles vivenciaram, e continuam vivendo, foram retratadas no Projeto Vida – Histórias da Pandemia que conta com exibição de vídeos, um livro e uma exposição.
Serão três ações diferentes, sendo que a primeira acontecerá nesta quinta-feira (20/05), às 19h: uma projeção na fachada do Hospital de Clínicas. O vídeo com 30 minutos no total, dividido em sessões de seis minutos, traz depoimentos de profissionais de saúde diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia da covid-19 em um dos maiores centros de combate ao coronavírus no país.
Para a exibição será utilizado um projetor barco de 26 mil ANSI, equivalente à qualidade dos equipamentos usados pela Disney e pelas apresentações de Natal no Palácio Avenida. O evento poderá ser acompanhado pelo perfil no Instagram e no canal do YouTube dos Amigos do HC.
Livro traz recortes de vida e história da Unimed Curitiba
Já em agosto, será publicado um livro escrito por Guilherme Krauss. Com pesquisa realizada por jornalistas, escritores e pesquisadores, a obra faz um recorte da vida reconstruída após o isolamento social, com novos hábitos, posturas e pensamentos. Além disso, a publicação também conta uma parte da história da Unimed Curitiba, que completa 50 anos no dia 6 de agosto.
VEJA TAMBÉM: Projeto “Você Importa” lança livro sobre reflexões da pandemia
“Olhar para o passado nos ajuda a compreender o presente e tomar decisões melhores no futuro. Ao resgatarmos a história da humanidade, percebemos que as crises, reestruturações e mudanças são uma constante. Há 50 anos o mundo passava por uma crise na saúde’, impulsionada pela influência de um modelo médico hegemônico, de altos custos, que não compreendia as necessidades de atendimento do ciclo da saúde-doença-cuidado. Toda essa história, trilhada inicialmente pelos médicos fundadores, será apresentada nessa obra, que enaltece a mobilização da humanidade em se adaptar às mudanças”, destaca o diretor-presidente da cooperativa, Rached Hajar Traya.
A exposição de arte interativa do Projeto Vida acontecerá quando os eventos presenciais foram liberados novamente. Estão previstas análises e previsões sobre os impactos deixados pela covid-19 na vida das pessoas durante a pandemia, com entrevistas de médicos, psicanalistas, terapeutas, economistas, sociólogos e filósofos.
O Projeto Vida é uma iniciativa da Montenegro Produções, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Curitiba e apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Greca Asfaltos, Tecnolimp e Engepeças.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.