Projeto “Em Casa Pela Causa” reúne artistas para ajudar a difundir a cultura em todo o Brasil 

Em meio à pandemia da covid-19, projeto busca reunir  artistas de todo o Brasil para manter o enfrentamento à crise do setor cultural

Há mais de sete meses do início da adoção das medidas de isolamento social, o setor artístico segue sendo um dos mais afetados. Para ajudar a difundir o trabalho de artistas por todo o Brasil, dois músicos e produtores audiovisuais de São Paulo criaram o projeto “Em Casa Pela Causa”.
A iniciativa, que nasceu em meados de março, tem o objetivo de criar vídeos multiartísticos com participantes de diversos setores da cultura, trazendo à tona o debate sobre causas de interesse social e conectando artistas brasileiros.
“A ideia é criar uma ampla rede de artistas e, com isso, conseguir alcançar os mais diversos públicos, enaltecendo o trabalho dos artistas das mais diversas áreas, como música, dança, teatro, artes visuais, digitais e performáticas, também defendendo causas relevantes para a nossa sociedade”, conta Luiz Tristão, o Tristo, idealizador do projeto junto com Renato Wertheimer.
A iniciativa oferece uma contrapartida inédita, que confere aos artistas visuais direitos sobre a reprodução da música em plataformas como o YouTube e o Spotify. “Normalmente, as músicas possuem um registro de obra, que é a composição da música, e um registro de fonograma, que é o registro da gravação da música, e inclui as informações de todos os músicos, intérpretes, produtores e autores que participaram daquela gravação. Esses registros protegem os direitos autorais dos artistas e, através do recolhimento feito pelo ECAD, serve como uma espécie de patrimônio que ajuda muito, ainda mais nesse momento. Nossa proposta é incluir os artistas que não participaram da gravação do áudio, mas que produziram suas artes para o vídeo, como intérpretes no registro do fonograma, de forma que, se aquele fonograma atingir um número relevante de reproduções, os artistas poderiam recolher verba vinda dos direitos de reprodução”, explica Renato Wertheimer.

VEJA TAMBÉM: Fotógrafo curitibano vende livros para ajudar artistas

O projeto tem como marco inicial o lançamento da canção “Em Causa”, composta pelos idealizadores do projeto no início da quarentena, que busca promover uma reflexão sobre a pandemia, as incertezas e oportunidades que ela trouxe, enaltecendo a importância de continuar seguindo medidas de prevenção e isolamento social. “Todo mundo entocado, todo mundo quer sair e ver. Isso aguça a sede de viver. Mas vai passar essa onda derradeira e a gente vai poder se abraçar e celebrar. Mas por enquanto estamos em casa. Fica em casa”, dizem os produtores.
Para saber mais sobre o projeto e entrar em contato, basta acessar o Facebook e Instagram do projeto “Em Casa Pela Causa”.
Assista ao clipe de lançamento da canção “Em Causa”

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=WC2oV-FUes0&feature=emb_title” loop=”no” muted=”no” /]
 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img