Atividades continuam sendo realizadas somente de forma on-line para a segurança dos participantes, que possuem mais de 60 anos em sua grande maioria
O programa Arte para Maiores, que recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), continua sendo realizado somente em formato virtual mesmo com a reabertura do museu ao público. A medida é para garantir a segurança dos participantes, que possuem mais de 60 anos em sua grande maioria.
Para participar do programa, é necessário fazer uma inscrição gratuita pelo e-mail educativo@mon.org.br. Todos os inscritos recebem por whatsapp sugestões de oficinas variadas, sempre acompanhadas por links que trazem sons, vídeos e PDFs explicativos. A maioria das atividades é relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de casa. A proposta é a mesma das reuniões presenciais que aconteciam no museu: aproximar o público mais idoso das artes visuais.
A professora aposentada Maria Lídia Luciano, participante do Arte para Maiores há dois anos, diz que as propostas estimulam a criatividade a partir de um aproveitamento interessante de materiais que se tem em casa.
Recentemente, ela confeccionou máscara e escultura de papelão e uma miniatura de banco inspirada na obra dos Irmãos Campana. “Especialmente agora, na pandemia, as atividades têm me ajudado a passar o tempo, a me manter ocupada e a ter mais qualidade de vida, mesmo durante o isolamento”, afirma.
A dona de casa Elvira Schmitt Cleto também vê no programa uma maneira de aprender mais e se distrair. “Nesses tempos de reclusão, as atividades propostas pelo Museu fazem com que eu esqueça um pouco do confinamento.”
VEJA TAMBÉM: Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual: MIS-PR promove bate-papo sobre o acervo do museu
Para a funcionária pública aposentada Ismenia Pavanatti, participante há quatro anos do programa, o projeto é de grande importância para exercitar a imaginação e a criatividade. Ela diz que a pandemia trouxe um grande desafio de adaptação e renovação diária. “Nesse contexto, tornou-se muito importante continuarmos nossas atividades culturais”, diz.
Antes do fechamento temporário do Museu Oscar Niemeyer, havia 290 inscritos e agora são 330 participantes, incluindo não residentes em Curitiba, o que significa um acréscimo de aproximadamente 13%. Mas, em 2019, o Arte para Maiores também já havia registrado um aumento de público de 150% em relação ao ano anterior.
Todo esse trabalho da equipe educativa do Museu Oscar Niemeyer recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) a práticas e ações de educação museal.