Grandes players do mercado se reúnem para debater desafios da transformação digital e novas tecnologias para o varejo
O lançamento da Amazon Go, no começo deste ano, trouxe novas discussões sobre como o uso da tecnologia pode beneficiar a experiência do cliente. No modelo proposto por uma das maiores varejistas do mundo, o check out é descomplicado e rápido: basta entrar na loja com seu smartphone para que as câmeras sejam capazes de contabilizar a compra efetuada, promovendo o pagamento de forma automática por aplicativo. Apesar de ser um caso extremo, há diversas formas de aplicar ferramentas tecnológicas no processo de venda para otimizar resultados e facilitar a compra. Mas ainda há uma grande lacuna (e oportunidades) para a implantação de novidades.
Nesse cenário, o autoatendimento desponta como uma tendência, influenciado pelo crescimento das vendas online. “O consumidor gosta de ter autonomia e agilidade. Já existem diversas tecnologias que auxiliam para um check out independente, utilizadas em várias empresas, com destaque para os bancos. Entretanto, há segmentos como o supermercadista que possuem grande potencial para transformar a forma de atendimento aos seus consumidores, mas o movimento de adesão no Brasil ainda é lento. Entretanto, há empresas que já estão acelerando e a investindo na transformação, e estarão muito à frente de seus concorrentes no que diz respeito à conveniência, simplicidade e relacionamento com seus clientes.”, comenta Márcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba.
Para falar sobre a transformação digital no varejo, a TOTVS Curitiba promove no dia 17 de outubro, a partir das 8h, um evento gratuito, no Museu Oscar Niemeyer, que vai apresentar as mudanças pelas quais o setor está passando. A proposta é debater como as novas tecnologias podem promover uma redução nos custos operacionais e proporcionar melhor experiência de compra. Viana exemplifica: “Hoje, já existem provadores inteligentes capazes de identificar quais as peças que o consumidor selecionou. Caso deseje provar um tamanho diferente, ele indica cor ou novo tamanho da peça e, sem sair do provador, recebe do vendedor exatamente o que precisa. São mudanças que fazem com que o processo de compra seja mais inteligente.” Para participar, é preciso fazer inscrições antecipadas neste link.
O evento contará com a presença do vice-presidente de estratégia de negócios e digital da TOTVS, Juliano Tubino, que aborda como a transformação digital está ocorrendo no varejo por meio de tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas. O CEO da Brainbox Branding 360, José Henrique Rodrigues, aborda as novas tendências de comportamento de consumo e os desafios que demandam atenção dos varejistas. Ainda faz parte da programação um painel de debate com grandes players do mercado, com a participação da Adega Brasil, Shopping Pátio Brasil e Attraktiva Design.
SERVIÇO: “O Varejo do futuro, hoje”
Data: 17 de outubro
Horário: das 8h às 12h15
Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Entrada gratuita mediante inscrição antecipada neste link
Palestras
Um novo Varejo para um novo Consumidor – José Henrique [Brainbox Branding 360]
Soluções TOTVS para o Varejo – Felipe Rosa [TOTVS]
A Transformação Digital no Varejo – Juliano Tubino [TOTVS]