Documentário brasileiro com sucesso de visualizações e filme premiado estão entre as opções gratuitas
Por Camile Triska, com assessoria
O ano está acabando, mas as exibições virtuais do Cine Passeio continuam disponíveis para o público curtir um cinema no conforto de suas casas. A nova programação, que traz opções gratuitas e pagas, fica em cartaz até o dia 6 janeiro no site www.cinepasseio.org.
Na sala Cine Vitória, que apresenta filmes gratuitos, continua em exibição o documentário Marumbi: a montanha por dentro, sucesso de visualizações. Dirigido por Matias Dala Stella, a produção tem entrevistas, depoimentos e imagens da relação dos montanhistas com o famoso Pico do Marumbi.
O público ainda pode assistir gratuitamente a outro documentário “O Cineasta da Selva”, de Aurélio Michiles, que conta a vida de Silvino Santos, um dos pioneiros do cinema no Brasil. Já os longas-metragens exibidos são o premiado “Arritmia”, de Boris Khlebnikov, sobre um relacionamento de um casal de paramédicos num pronto-socorro russo, e o canadense “Antologia de Uma Cidade Fantasma”, que rendeu ótimos comentários de críticos. O filme, dirigido por Denis Côté, se passa em uma pequena cidade do Canadá, onde após a morte de um homem em um misterioso acidente de carro, os moradores evitam discutir o acontecimento e eventos estranhos começam a acontecer.
VEJA TAMBÉM: Passeio Público tem exibições ao ar livre de filmes natalinos até janeiro
Já pela parceria do Cine Passeio com o Consulado da Argentina em Curitiba, são indicados mais dois documentários: “Troperos”, de Nicolas Detry, que mostra a luta pela sobrevivência dos gaúchos da Patagônia, e “Pichuco”, de Martín Turnes, sobre um dos grandes nomes do tango e da música argentina, Aníbal Pichuco Troilo.
Filmes com cobrança de ingressos
Já na sala virtual Cine Plaza, onde é necessário pagar para assistir aos filmes, estreia o suspense holandês “Segredos Nas Montanhas”, de Urszula Antoniak, sobre um escritor que decide convidar sua mulher para uma última viagem a fim de superar a separação, mas descobre que tudo é bem menos simples do que se parece.
A programação ainda traz “Pequeninos – A Inocência Não Tem Preço”, comédia de Sergio Pucci, “Greenfield: Segredos Explosivos”, suspense dos australianos Julius Telmer
e Jevgeni Jevsicov, “A Loucura Que Nos Une”, da dinamarquesa Marie Grahtø Sørensen, ‘Vingança e Traição”, do russo Vladimir Koyfman e “O Quarto de Vidro”, drama tcheco de Julius Sevcik.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.