Premiado programa Arte para Maiores do MON agora está disponível em versão virtual para pessoas com mais de 60 anos
O programa Arte para Maiores, realizado pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, ganhou uma versão virtual para esse período de distanciamento social. As atividades são promovidas pelo setor Educativo do Museu e destinadas especialmente a pessoas com mais de 60 anos.
“O MON é um espaço democrático e que sempre atuou com o objetivo de atingir todos os públicos. Nesse momento, nossa preocupação social com o público acima de 60 anos, que talvez seja o mais impactado pelo distanciamento social, torna-se ainda maior”, explica a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.
“Entendemos que o MON deve continuar sendo um motivo de inspiração e de leveza para esse público, por isso lançamos o Arte para Maiores em versão virtual, para que essas pessoas possam continuar participando das atividades dinâmicas e educativas de maneira segura, a partir de suas próprias casas”, diz.
No ano passado, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2019, o Arte para Maiores registrou um aumento de público de 150% em relação ao ano anterior.
VEJA TAMBÉM: Em tempos de pandemia, que tal espalhar o amor?
Todos os participantes cadastrados recebem agora por whatsApp, sempre nas terças-feiras, oficinas e dinâmicas para que as atividades possam ser realizadas a partir de suas próprias casas. A proposta é a mesma das reuniões presenciais: aproximar esse público das artes visuais, mas a frequência dos encontros aumentou, passando de duas vezes ao mês para semanal.
Desde o início de abril, os participantes têm recebido sugestões de oficinas variadas, sempre acompanhadas por links que trazem sons, vídeos e PDFs explicativos. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON.
Além das pessoas já participantes do Arte para Maiores do MON, as inscrições estão abertas para novos integrantes. Quem tiver interesse, basta entrar em contato pelo e-mail educativo@mon.org.br.
#MON em casa
Outra atividade oferecida pelo MON no período de quarentena global são as oficinas artísticas, divulgadas sempre às quartas-feiras e aos domingos em posts no Facebook e Instagram do MON.
Nesses canais também é possível visitar virtualmente exposições e ateliês, aprender mais sobre as quase 7 mil obras do acervo do Museu e assistir a entrevistas de Artistas do Acervo. O MON conta ainda com nove exposições que podem ser vistas na plataforma Google Arts & Culture sem sair de casa.
Mais informações no site www.museuoscarniemeyer.org.br.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!