Exposição de arte africana está em cartaz
desde junho de 2019
No próximo sábado (28/11), o Museu Oscar Niemeyer (MON) promove uma live com o pesquisador Renato Araújo, curador da mostra “África, Mãe de Todos Nós”. A transmissão, pelo canal do MON no YouTube, às 16h, é uma das ações do Museu para o Mês da Consciência Negra.
Renato Araújo é filósofo, colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) e já atuou como educador, coordenador e pesquisador em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil. Como curador, assina exposições da Coleção Ivani e Jorge Yunes.
A mostra “África, Mãe de Todos Nós” teve o primeiro módulo inaugurado no MON em junho de 2019 e marcou o início da parceria entre o museu e a Coleção Ivani e Jorge Yunes.
Depois de “Conexão entre Mundos”, o segundo recorte, “Símbolos de Poder”, inaugurado em setembro do mesmo ano, somou-se ao primeiro módulo. Desde dezembro, “A Música e a Sonoridade” apresenta instrumentos musicais de corda e de percussão. Os três módulos estão em exibição no MON, na plataforma virtual Google Arts & Culture.
VEJA TAMBÉM: Museu Paranaense apresenta exposição virtual em parceria inédita com a Fundação Joaquim Nabuco
Durante a Semana da Consciência Negra o MON apresentou obras de artistas negros nas mediações nas redes sociais e uma mediação em vídeo da exposição “África, Mãe de Todos Nós”.
Todas as atividades virtuais são disponibilizadas no Facebook, Instagram e hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.